< Voltar

Adaptação escolar é preocupação com a volta das aulas

Publicada dia 26/01/2023 às 14:15:36

adaptacao-escolar-e-preocupacao-com-a-volta-das-aulas

Giovana Dal Posso


Neste momento, muitas famílias se preparam para um momento especial para as crianças: o começo das aulas. A escola é um momento de aprendizagem e lazer, onde os pequenos desenvolvem suas habilidades mentais, motoras e funcionais. Seja o primeiro ano escolar ou seu retorno àquele ambiente, os primeiros dias podem gerar sentimentos de euforia, ansiedade e insegurança. Pensando nisso, a convite do Atual, psicóloga e psicopedagoga Natalia Sancevini De Campos Tojeiro dá dicas para um retorno tranquilo neste momento.

Atual - Como retornar para uma nova rotina com tranquilidade e segurança?

Natalia - Retomar para essa rotina requer uma readaptação pra família toda: preparação de lanche, uniforme, levar e buscar, acompanhamento de tarefas e para que esse momento se dê de forma tranquila e com segurança é importante que os pais estejam atentos as informações fornecidas pela escola, assim como tenha conhecimento da rotina e os horários da escola do seu filho. Por exemplo, chegar atrasado na aula gera uma situação de insegurança e ansiedade muito grande na criança, principalmente nos primeiros dias.

Outra dica importante é ter muita parceria com a escola e ao notar mudanças no comportamento de seu filho o ideal é buscar a ajuda da coordenação, direção escolar ou psicólogo escolar, quando houver.

Atual - Quais são dicas para que as crianças tenham um bom primeiro dia de aula?

Natalia - Chegar no horário correto ou até um pouco antes para explorar o ambiente escolar, principalmente em casos de mudança de escola em que tudo é novo (neste último caso, se possível, é legal levar a criança para conhecer a nova escola antes do início das aulas), além de tranquilizar a criança, os pais também sentem essa necessidade. Envolver o filho na preparação do material, compra do uniforme, gerando boas expectativas; conversar sobre o primeiro dia de aula, amigos que irá conhecer ou rever. E retomar a rotina, se a criança apresenta dificuldade para acordar cedo, tentar antecipar a hora de ir para a cama.

Atual - Quais seriam outros conselhos valiosos para os pais nesse momento?

Natalia - Para os pais, é um momento de expectativas, principalmente para os que estão iniciando essa fase. Uma das piores coisas para a criança é que seu responsável vá embora sem se despedir ou sem que ela veja, isso pode deixá-la insegura o resto do dia e com maior medo nos próximos dias.

O ideal é conversar com a criança, falar sobre a importância da escola na sua vida, que vai aprender, se divertir, explicar que você vai, mas que volta para buscá-la – e o mais importante – evitar atrasos e buscar no horário combinado. Lembrando que para isso os pais também precisam estar seguros e tranquilos, pois toda sua insegurança também será passada para a criança.

Atual - O que fazer em casos onde a criança tem muita dificuldade para se adaptar?

Natalia - Cada criança é única, mesmo pais que tem mais filhos, ainda assim, cada um terá uma adaptação diferente, fica difícil prever esse período ou quanto tempo isso pode demorar (geralmente de uma semana a um mês). As vezes nos primeiros dias a criança vai bem, mas depois começa a chorar. De primeiro momento, manter a calma, demonstrar tranquilidade para a criança, contar com a ajuda da escola, incentivar a interação com as outras crianças e não prolongar a despedida.