Acupuntura pode tratar diversas doenças e desequilíbrios

Farmacêutica e acupunturista, Joira Fabiano Pinheiro estudou a medicina chinesa tradicional e suas técnicas quando fez o curso de acupuntura. Ela explica que, dentro do curso da acupuntura, que é o tratamento com agulhas, é possível realizar vários tipos de técnicas que se associam como moxaterapia, cone indu, auriculoterapia, eletroacupuntura, acupuntura estética, laseracupuntura, e ventosaterapia.
“Através dessas técnicas direcionamos para vários desequilíbrios como ansiedade, vícios, compulsão, inflamações, e dores agudas e crônicas. Tudo isso auxilia no tratamento do que a medicina ocidental chama de doenças, e a medicina tradicional chinesa chama de desequilíbrios”, aponta.
Joira explica que a medicina tradicional chinesa é baseada na filosofia yin yang que se complementam; nos cincos elementos da natureza (madeira, Fogo, Terra, metal e água); e do sistema de circulação de energia denominado Meridianos.
“A relação entre essas forças e esses elementos são essenciais para manter e proporcionar a harmonia do indivíduo. Esse entendimento fornece aos terapeutas da medicina tradicional chinesa a compreensão tanto das doenças como de seu tratamento; uma abordagem global da enfermidade e de suas causas para restaurar os equilíbrios. Uma pessoa adoece quando há um desequilíbrio entre o ciclo dos cinco elementos, o corpo físico e as emoções. Mostrando assim a complexidade do tratamento que não se baseia simplesmente na doença em si”, argumenta.
A medicina tradicional chinesa é bem ampla, um sistema completo que possibilita vários meios e técnicas de aplicação. “Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico associado à técnica milenar da medicina tradicional chinesa, a acupuntura vem ganhando espaço na área estética, mostrando resultados surpreendentes no combate de rugas, estrias, flacidez, queda de pelos e cabelos”, revela.
A medicina tradicional chinesa é uma alternativa terapêutica que pode ser aplicada para várias patologias geradas por desequilíbrios, inclusive juntamente com os tratamentos convencionais da medicina ocidental. Algumas das doenças ou desequilíbrios que podem ser tratados com as técnicas orientais são: LER/DORT, cefaleias, ATM, refluxo, sinusites, asma, bronquite, distúrbios reumatológicos, neurológicos, vasculares, processos alérgicos, insônia, estres, ansiedade, entre outros.