< Voltar

“Troninho”: ensinar a criança a usar o banheiro não precisa ser difícil

Publicada dia 28/03/2023 às 16:13:07

-troninho-ensinar-a-crianca-a-usar-o-banheiro-nao-precisa-ser-dificil


Uma das grandes transições da infância é quando a criança sai da fralda e começa a utilizar o vaso sanitário, já que isso significa o começo de sua independência. Porém, alguns acontecimentos podem deixar o período um pouco perturbado. Em conversa com o Atual, a psicopedagoga Rita Tomaz dá dicas para ajudar na adaptação.

Atual: A saída da fralda para as crianças costuma ser um grande passo. Como os pais podem começar a prepará-la para isso? É possível ter essa preparação?

Rita: Sabemos que o momento do desfralde é de muita expectativa na vida dos pais. Antes de qualquer coisa, é preciso que os pais identifiquem os sinais de prontidão, para que, assim comecem a preparar a criança para esse momento.

Para que esse processo seja iniciado é preciso que a criança tenha conquistado algumas habilidades, como imitar o comportamento dos pais ou cuidadores, andar e estar apta a sentar de modo estável e sem ajuda, pegar pequenos objetos e entender e responder a instruções, seguir comandos simples. Assim que esses sinais forem percebidos, os pais já podem começar a preparar a criança para o processo.

Atual: Quais são as melhores formas de ensinar a criança a comunicar suas necessidades?

Rita:  Acredito que a melhor forma de ensinar a criança a pedir para usar o banheiro é começar pela aproximação: apresente o banheiro, vaso ou penico, explique o processo de uma maneira lúdica, deixe que ela explore o ambiente, coloque-a no caso e perceba se ela está confortável, quando a criança evacuar na fralda, leve-a ao banheiro e deixa que ela assista você jogar no vaso, para que faça a identificação da utilidade do banheiro.

Atual: O processo pode demorar de acordo com criança para crianças, o que pode gerar uma frustração nos pais, e consequentemente na criança também. Para isso, é necessário que os adultos trabalhem com as expectativas que se tem sob a criança. Qual a melhor maneira de lidar com essa frustração?

Rita:  A melhor maneira de lidar com as frustações é entender que existe um processo e nem todos os processos serão iguais para todas as crianças. Cada criança é única dentro de suas particularidades.

Atual: Existem casos em que a criança pode precisar de uma ajuda profissional para lidar com essa mudança? Como os pais podem perceber isso?

Rita:  Existem muitos casos que o processo do desfralde vai precisar de uma intervenção profissional.  Quando se torna algo estressante e sofrido para família no geral, é sempre bom procurar ajuda. Lembrando que, uma vez iniciado o desfralde, não se pode voltar atrás. O profissional mais indicado para ajudar nesse processo, é o Terapeuta Ocupacional.