Usina de Chavantes se prepara para chuvas na região
Giovana Dal Posso
A CTG Brasil apresentou para a imprensa, durante a manhã desta quarta-feira, os preparativos operacionais para o próximo período chuvoso, que deve durar de novembro até março do próximo ano. Segundo o grupo, a expectativa é para um volume de chuvas acima da média, superando o ciclo anterior que foi marcado pela abertura dos vertedouros para o controle dos reservatórios da usina.
O evento aconteceu na Usina Hidrelétrica de Chavantes, e contou com a apresentação de projetos desenvolvidos e apoiados pela empresa, além da atualização do Plano de Ação de Emergência (PAE), sobre a segurança das barragens.
Ao final, os profissionais da imprensa receberam uma visita guiada pela Usina, conhecendo o interior do local e a barragem, uma construção de cerca de 90 metros de altura com meio quilômetro de comprimento.
Ddos do CPTEC/INPE mostram que, de outubro de 2022 até março de 2023, o volume acumulado de chuvas na região foi cerca de 862mm, próximo a média climatológica para o período. Em relação aos próximos cinco meses, com base em análises climáticas, a estimativa da empresa é que o volume de chuva seja pelo menos 30% acima da média, devido a atuação do fenõmeno El Niño.