Jornal Atual
< Voltar

Estoque do Banco de Sangue de Ourinhos atinge nível crítico

Publicada dia 28/10/2020 às 11:15:37

Divulgação

estoque-do-banco-de-sangue-de-ourinhos-atinge-nivel-critico

Diego Singolani


A situação do Banco de Sangue de Ourinhos, que atende todos os hospitais da região, continua crítica devido à queda drástica no número doações nos últimos meses. Os estoques atingiram níveis alarmantes. A média de doadores diários caiu mais de 40% durante a pandemia. Todos os tipos sanguíneos estão em baixa, além da necessidade urgente de plaquetas.

A entidade tem reforçado o apelo para que as pessoas voltem a doar, seguindo todos os critérios de segurança sanitária em relação ao coronavírus. De acordo com a administração do Banco de Sangue, são necessários pelo menos 500 doadores mensais, ou 23 por dia, para que o estoque consiga atender toda a demanda regional. O quadro já vinha grave desde o começo do ano, passando pelo carnaval - período em que geralmente as doações caem -, até chegar a pandemia e a quarentena, que afastou boa parte dos doadores, principalmente das empresas que organizam campanhas e mutirões de doação com seus colaboradores.

Com a queda no estoque, o Banco de Sangue já está restringindo a distribuição para as cidades da região. A situação é tão delicada que há risco até mesmo de cirurgias programadas serem canceladas e do fracionamento do sangue para os pacientes que estão recebendo. As bolsas de sangue tem validade de 30 dias e, por isso, o recrutamento de doadores precisa ser diário.

A doação é essencial, pois as unidades de saúde continuam atendendo pacientes com diferentes patologias, cirurgias avançadas ou lesões em acidentes de trânsito, que precisam com urgência desse tecido líquido que só pode ser obtido graças à solidariedade das pessoas. Se essa situação de escassez continuar, os estoques dos bancos de sangue podem ser esgotados. Por isso, a única forma de garantir um suprimento suficiente de sangue é através de doações voluntárias.

Quem pode doar?

Pessoas com idade entre 18 e 69 anos, com mais de 50 kg e em boas condições de saúde. É proibido fumar uma hora antes da doação e também ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas. É necessária a apresentação de um documento de identidade com foto.

Horários de doação

De segunda a sexta-feira, das 7 às 15 horas. Neste momento de pandemia, a orientação é para que o doador vá sozinho e evite aglomeração. 

Endereço: O Banco de Sangue fica na Rua Joaquim de Azevedo, 604, Vila Moraes.

Contatos: telefone: (14) 3302-2245 | WhatsApp: (14) 99119-3616