< Voltar

Severo e Diego são os candidatos com maior engajamento nas redes sociais

Publicada dia 27/10/2020 às 11:06:08

Reprodução

severo-e-diego-sao-os-candidatos-com-maior-engajamento-nas-redes-sociais

Renan Alves


Se a eleição fosse medida pelo engajamento no Instagram e Facebook, o candidato Luciano Severo (Republicanos) seria o vencedor em Santa Cruz do Rio Pardo. Antes que os eleitores dos demais candidatos abram reclamações, fiquem tranquilos, pois a análise aqui será técnica e embasada a partir do desempenho de cada um nas mídias sociais.

O que é engajamento?

Engajamento não é somente a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos que alguém recebe. O engajamento é medido através da quantidade de interações que você recebe (curtidas, comentários e compartilhamentos) pela quantidade de pessoas que segue a página/candidato.

Cenário dos candidatos a prefeito no Instagram

No fechamento desta reportagem, Murilo Sala (Podemos) tem apenas 2 comentários em suas 5 últimas publicações, enquanto Luciano Severo (Republicamos) possui 9 comentários nas últimas 5 publicações.

Diego Singolani (PSD), que utiliza sua conta particular para fazer postagens da campanha, é o mais engajado nesta rede social, contando com 62 comentários nas últimas 5 publicações. O candidato ganha engajamento por postar fotos de familiares e fotos antigas, como sua formatura no Tiro de Guerra.

Em relação à quantidade seguidores, Luciano Severo é quem se destaca. O candidato possui 2.412 seguidores, Diego Singolani tem 1.747 e Murilo Sala conta com apenas 511 fãs.

Cenário dos candidatos a prefeito no Facebook

No Facebook, o cenário é um pouco diferente. A rede social é mais popular e possui um fluxo maior de interessados por política. Luciano Severo lidera e possui 9.624 seguidores, já Diego Singolani conta com 5.201, e Murilo Sala 1.666 seguidores nesta rede social.

Se analisarmos o tempo que os candidatos (ou sua assessoria) demoram a responder seus eleitores no chat, as métricas apontam que Luciano Severo normalmente responde dentro de uma hora, Murilo Sala normalmente responde em um dia e Diego Singolani não possui algoritmos medidos pela ferramenta.

O CrowdTangle é uma ferramenta do Facebook que facilita seguir, analisar e reportar o que acontece com conteúdo público nas redes sociais. O Atual é o único da cidade que possui acesso à ferramenta e dados mostram que nos últimos 28 dias a página de Murilo Sala cresceu 3,9%, enquanto a de Diego subiu 0,7% e Luciano Severo apenas 0,3%.

A página com maior envolvimento do público, ou seja, comentários, compartilhamentos e curtidas também é a de Luciano Severo. Sua página recebeu 15 mil envolvimentos neste período, enquanto a de Diego 7 mil e de Murilo apenas 3 mil envolvimentos.