< Voltar

Professores e funcionários da ETEC iniciam greve

Publicada dia 08/08/2023 às 12:39:11

professores-e-funcionarios-da-etec-iniciam-greve

Giovana Dal Posso


A partir desta terça-feira, dia 08, por período indeterminado, professores e funcionários das Escolas Técnicas (Etec) do Centro Paula Souza iniciaram uma greve reivindicando reajuste salarial para todos, revisão do plano de carreira, pagamento do bônus e defesa das escolas do Centro que se veem ameaçadas após governo declarar oferta de cursos técnicos de maneira precarizada, por meio da rede estadual de educação.

“Defender as escolas do Centro Paula Souza (ETECs), diante aos ataques e desvalorização a que vêm sendo submetidas, significa, sobretudo, manter a oferta de um Ensino Médio de qualidade, bem como de cursos técnicos profissionalizantes à população que não tem como pagar pela educação. Defender as ETECs é defender o sonho de muitos jovens que anseiam por uma formação de qualidade”, ponderou Vinicius Santiago, professor de história. A greve foi aderida em meio a votação por quase 100% dos colaboradores.

Já no dia 07 de agosto, o Partido Liberal (PL) apresentou um projeto de lei, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo onde se instituiu a cobrança de mensalidade para alunos das instituições públicas de Ensino Superior do Estado. Uma das justificativas seria o custo média anual por aluno nas universidades, e que grande parte dos alunos que ingressam em instituições, como universidades públicas, são advindos de colégios particulares.