< Voltar

No turismo, Santa Cruz têm 21 obras planejadas para a cidade

Publicada dia 21/08/2023 às 15:14:20

no-turismo-santa-cruz-tem-21-obras-planejadas-para-a-cidade

Giovana Dal Posso


Segundo informações disponibilizadas pela Secretaria de Turismo de Santa Cruz do Rio Pardo, atualmente, a cidade conta com 21 obras em andamento, entre as que já estão no processo de construção até as que serão iniciadas e licitadas. 

A maioria das obras tem previsão de entrega para o final de 2023 a começo de 2024, como é o caso do Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto, o Ingá Náutico Clube, e o Parque Ecológico da cidade.  Segundo a diretora da pasta, Giovana Redondo, enquanto o primeiro deve ser finalizado em novembro, o último passará por mudanças até o ano que vem.

Atualmente, já foram instalados no Parque área para playground, e a lanchonete, que está em construção e deve ser finalizada até o final do ano. Já a iluminação, a tirolesa e o arvorismo, por dependerem de recursos públicos, serão realizados apenas em 2024.

Sobre o calçadão da rua Euclides da Cunha, Giovanna disse que a licitação ainda não foi realizada. “Fizemos três licitações, e nas três não apareceram nenhuma empresa interessada. Tem uma parte que tem obra de drenagem, e é difícil aparecerem empresas que tenham interesse. Como já tivemos todas essas tentativas, a lei permite contratação direta”, explica. 

Para ela, outra questão em relação a essa obra são as épocas específicas que ela pode acontecer: em um momento onde não atrapalhe as grandes datas do comércio, como Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais. Períodos típicos de chuva, como janeiro, também devem ser evitados. 

O Ingá Náutico Clube também está com as obras a todo vapor: após a reforma da lanchonete, novos quiosques estão sendo construídos no local. A diretora conta que além da revitalização do campo de futebol, uma quadra de areia será montada no local e as piscinas serão reativadas. Uma das partes mais demoradas foi a realização de limpeza do ambiente.

Mesmo sem nenhum registro de inundação do Rio Pardo no local há algum tempo, ela explica que algumas medidas foram tomadas para evitar o alagamento de certas partes do local, como a construção dos locais de descanso em área elevada. Nas margens do rio, elevações também devem ser construídas.