< Voltar

Eleições 2024: quase 8 mil santa-cruzenses estão com o título irregular

Publicada dia 20/10/2023 às 20:53:34

eleicoes-2024-quase-8-mil-santa-cruzenses-estao-com-o-titulo-irregular


Apesar de estar há um ano das eleições, Santa Cruz do Rio Pardo se encontra em clima eleitoral, com muitas pessoas afirmando estar decidida de seu voto. Porém, quem pretende votar nas Eleições Municipais de 2023 precisa ficar atento aos prazos para emitir a primeira via do título ou regularizá-lo.

Em entrevista ao Atual, Flávio Roberto de Oliveira, chefe do cartório eleitoral do município, e Silvia Regina de Souza Melo, uma das responsáveis pelo atendimento, explicam que o cadastramento se encerra há 150 dias das eleições. Por isso, os 7.987 santa-cruzenses que estão com o título cancelado, terão até os primeiros dias de maio do próximo ano para regularizar sua situação, ou realizar a transferência do local de votação.  Entre outros motivos, o documento pode ser cancelado após o eleitor passar três turnos seguidos sem realizar a votação. 

É possível consultar pendências no documento indo presencialmente até o cartório, de segunda a sexta, das 11h00 às 17h00, ou através do site do Tribunal Superior Eleitoral. “Lançando no Google ‘Atendimento ao Eleitor’, lá você tem todas as opções possíveis que podem ser realizadas a partir do documentos como CPF ou RG. Você  consegue certidão de quitação eleitoral, pagar multas, e até mesmo usar as operações de alistamento, revisão e transferência de domicílio”, explica Flávio, “O eleitor que está mais atento para navegar na internet não precisa nem comparecer no cartório”. Atualmente, a cidade conta com 33 mil e 400 eleitores aptos a votarem no ano que vem.

Os servidores reforçam para que a população não deixe a regularização do documento para a última hora, a fim de evitar imprevistos. “É histórico. Todo mundo deixa para o último momento”, comenta. O coordenador explica que, em anos eleitorais, a equipe do cartório já se prepara para o final de abril e começo de maio com antecipação, não tirando férias nessa época e nem agendando outro tipo de compromisso. “Nós já chegamos a atender cerca de 300 pessoas por dia”, relembra. 

Além de Santa Cruz, o cartório da cidade atende outros quatro municípios: Espírito Santo do Turvo, São Pedro do Turvo,  Bernardino de Campos e Ipaussu.