< Voltar

Diretores da CODESAN são exonerados após denúncias

Publicada dia 20/03/2023 às 14:18:19

diretores-da-codesan-sao-exonerados-apos-denuncias


Na manhã da última sexta-feira, 17, o diretor de pátio, Hugo Soares, e o diretor de operações, Franco Ferraz, foram exonerados de seus cargos na Companhia de Desenvolvimento Santacruzense (Codesan) após uma denúncia do vereador Juninho Souza (REPUBLICANOS), onde ambos teriam participação em uma obra de empedramento em uma propriedade particular na Vila Sidéria, sem o recolhimento de taxas. O serviço seria irregular já que a Companhia não pode realizar o empréstimo de materiais para obras particulares.

O vereador chegou a divulgar capturas de telas que teve com Soares via aplicativo de mensagem, onde o diretor confirmava o uso de pedras e do maquinário para tal obra. A denúncia veio a público no último dia 10, sexta-feira, e uma reunião entre diretores e assessores da Codesan havia sido anunciada pelo prefeito de Santa Cruz, Diego Singolani (PSD), para o dia 13, mas na ocasião nenhuma providência foi tomada sobre o caso.

A notícia do exoneramento veio a então à tona e foi confirmada através da secretária de Comunicação da Prefeitura

Logo no início da tarde do mesmo dia, os funcionários da Codesan iniciaram um protesto devido a demissão dos diretores – em entrevista a página de notícias IBTV, eles alegavam que o motivo da paralisação foi pelo fato de estarem sem encarregado no momento, não tendo de quem receber ordem de serviço. Eles também pediam por um pronunciamento do prefeito Diego Singolani, e a demissão de Maurício Saleme, presidente da Codesan, que não sofreu consequências e continuou no cargo. A paralisação, porém, foi breve, e os funcionários logo voltaram a atividade.

Em junho de 2021, a mesma situação levou prefeito Diego Singolani a demitir o vereador Milton de Lima (PL), na época secretário de Agricultura, após o mesmo autorizar o uso das máquinas da autarquia em uma obra particular.