< Voltar

Demissão de Milton Lima agita bastidores da política

Publicada dia 06/06/2022 às 18:10:50

demissao-de-milton-lima-agita-bastidores-da-politica


A exoneração do agora ex-secretário de agricultura, Milton de Lima foi levantada desde terça-feira, 31, e confirmada na sexta-feira, 3, após reunião entre o secretário e o prefeito Diego Singolani. Um novo nome para a pasta ainda não foi oficializado. Ao que tudo indica Mirtão, como é conhecido, deve retomar sua vaga na Câmara Municipal, tirando Marco Valantieri do legislativo.

A exoneração se deu por uma denúncia de irregularidade cometida pelo secretário. A questão foi a autorização para um serviço particular em área rural no dia 7 de maio. A prestação de serviços em áreas particulares pela Codesan foi autorizada através de uma lei aprovada pelos vereadores em outubro de 2021. Na ocasião o assunto já gerou polêmica entre vereadores que queriam aprovar urgentemente e outros que queriam uma emenda impondo regras de transparência para que estes serviços fossem executados.

Após uma denúncia sobre este serviço autorizado pelo secretário foi feito um relatório que apontou realmente o não cumprimento das regras da lei. O prefeito Diego falou com a reportagem do Atual e explicou que a lei que permite essa parceria é para estrada rural para escoamento de produção agrícola. “Onde foi feito não tem produção agrícola. Além disso, teria que ter feito pedido, e recolhido guia de pagamento antecipadamente. A decisão é pelo fato técnico do serviço e não por decisões políticas. Eu não sou prefeito de politicagem, existem regras, eu fui eleito para cumprir essa legislação”, afirma.

O que a denúncia aponta é que o secretário autorizou o uso de maquinário e funcionários em um sábado, e com maquinário transportou areia que estava no Recinto José Rosso atendendo ao pedido de um empresário. A prefeitura recebeu denúncia com vídeo sobre o fato e pediu para ser apurado. Com a confirmação da irregularidade, Mirtão foi chamado para conversar e foi exonerado.

Diego fez questão de frisar para a reportagem que a decisão pela exoneração não é política, não é pessoal, mas sim para demonstrar seriedade do governo. “Existem leis e regras a serem cumpridas. Não sou prefeito de politicagem. Sou prefeito de política pública, e para isso as regras devem ser respeitadas”, afirma.

Procurados pela reportagem Mirtão não se pronunciou e Marco Valantieri, que deve perder sua vaga, preferiu não comentar o assunto enquanto o retorno de Mirtão não fosse oficial.