< Voltar

‘Carrapatos’ do Atual ficará na cola dos candidatos

Publicada dia 22/09/2020 às 14:45:26

Isadora Vieira

-carrapatos-do-atual-ficara-na-cola-dos-candidatos

Marcos Pellegatti


Grudar nos candidatos durante suas agendas eleitorais: esse é o trabalho do projeto Carrapatos, liderado pelo jornalista e editor, Renan Alves. O objetivo é registrar as peculiaridades do dia a dia de cada campanha a partir de câmeras de smartphones.

Para Renan, o diferencial do projeto é deixar de lado a formalidade da cobertura política tradicional e aproximar o público de seus candidatos, por meio do vídeo e das redes sociais. A iniciativa mostra boa repercussão entre internautas, a ideia é de que o jornalista precisa pensar “fora da caixinha”.

“Quando uma pessoa entra num jornal, ela costuma se adequar à redação. Mas eu acredito na necessidade de fugirmos da ‘caixinha’, porque você não tem que se adequar. Nós é que precisamos fazer as pessoas enxergarem a importância de ideias como essa. É um projeto assim que pode direcionar o futuro do jornalismo”, opina.

Repórteres em ação

Três repórteres ‘carrapatos’ acompanharam a campanha eleitoral: Renan Alves, que cobrirá Luciano Severo (Republicanos); Marcos Pellegatti, que segue a agenda de Diego Singolani (PSB); e Isadora Iaroseski, que acompanhará os passos de Murilo Sala (Podemos). Os ‘carrapatos’ realizaram um sorteio para definir os candidatos que irão acompanhar.

Diariamente os profissionais entrarão em contato com a assessoria dos candidatos para obter a agenda pública e acompanhar as visitas aos bairros, em empresas, reuniões e eventos que os prefeitáveis irão participar.

Segundo Renan, o projeto oferece oportunidades de retratar as campanhas com maior fidelidade e rapidez. “A chance de você estar presente quando a notícia acaba de acontecer é maior”, diz ele. O acesso às informações fica menos restrito em ações do dia a dia.

Toda a cobertura dos ‘carrapatos’ será feita pelos stories do Instagram @jornalatual e cada candidato já possui um espaço no chamado ‘destaques’ da conta do veículo de comunicação. É lá que os eleitores podem acompanhar todos os passos do seu candidato pelas próximas semanas.