Jornal Atual
< Voltar

Nomes como Lula e Bolsonaro são vetados da camisa da seleção

Publicada dia 09/08/2022 às 14:50:04

nomes-como-lula-e-bolsonaro-sao-vetados-da-camisa-da-selecao

Giovana Dal Posso


Os novos uniformes da Seleção Brasileira de futebol, que será usado na Copa do Mundo no Qatar, foram divulgados pela Nike e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no último domingo, 7. Além do tradicional modelo canarinho, a camisa azul veio chamando atenção e já se encontra esgotada no site de vendas.

A novidade no design é a inspiração na onça-pintada, já que ambos os modelos contam com a estampa da pele do animal. Em sua rede social, a CBF definiu a modelo como “vibrante e arrojado” e “inspirado na garra e beleza da onça”.  Ela representaria a “Garra Brasileira”, que dá nome à coleção.

No lançamento da campanha fizeram parte nomes do futebol brasileiro como o goleiro Alisson Becker, e o jogador Richarlison, artistas como o rapper Djonga, e o streamer Gaules.

O torcedor que resolver adquirir a camiseta e usá-la como objeto político e de protesto, encontrará dificuldades, já que a Nike vetou algumas opções de personalização do uniforme.

“Bolsonaro”, “Lula” e “Ciro Gomes” – principais nomes dos candidatos à presidência da Republica nas eleições que o ocorrem em outubro de 2022, próximo à data da Copa do Mundo, aparecem como "indisponíveis" na aba de personalização. Termos como “mito” e “comunismo” também são vetados.

Em nota, a Nike afirmou que: "não permite customizações com palavras que possam conter qualquer cunho religioso, político, racista ou mesmo palavrões. Este sistema é atualizado periodicamente visando cobrir o maior número de palavras possíveis que se encaixem nesta regra".

Vale lembrar que há cerca de nove anos, a camisa da seleção se tornou símbolo de movimentos políticos de direita, já que seus adeptos a usavam em protestos e manifestações.

Nas eleições presidenciais de 2018, ela se tornou quase exclusiva dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, onde o mesmo já incentivou o uso da vestimenta.