Transmissão online de missas em Santa Cruz aproxima fiéis da comunidade

Giovana Dal Posso
É difícil encontrar um católico que nunca acompanhou uma missa pela televisão. A Rede Globo, por exemplo, tem em sua grade aos domingos a “Santa Missa”, exibição da celebração realizada pelo Padre Marcelo Rossi, e considerada como programa mais antigo do canal, que foi ao ar pela primeira vez em fevereiro de 1968.
Com as novas formas de transmissão ao vivo, popularizada pela internet através das ‘lives’, igrejas locais também se adaptaram a essa tecnologia. Esse é o caso da Paróquia São Benedito, em Santa Cruz do Rio Pardo, que desde 2013 utiliza as redes sociais para se comunicar com a comunidade.
“As transmissões iniciaram na Páscoa do ano de 2016 quando foi criada na paróquia a Pastoral da Comunicação (PASCOM) responsável por auxiliar todos os demais grupos da comunidade em assuntos relacionados à comunicação”, conta Daniel Pegorer de Bem, coordenador da Pastoral. “O objetivo das transmissões sempre foi atender as pessoas que não podem estar presentes na Igreja para as Celebrações, principalmente por questões de saúde. Apesar dos canais de televisão católicos oferecerem as transmissões, a ideia é que a pessoa impossibilitada participe da celebração da sua comunidade com o pároco que a acompanha”.
Segundo Daniel, como os fiéis já estavam acostumados a assistirem a missa pela televisão ou rádio, houve uma grande aceitação da prática. Ele também comenta que, durante a pandemia, as transmissões foram de extrema importância para acolher os fiéis. “Atualmente as celebrações de quinta-feira e domingo são transmitidas todas as semanas, mas também momentos festivos, como o dia do padroeiro, festa da dedicação ou visitas do Bispo”, complementa.
Para o coordenador, o objetivo principal das transmissões, e outras publicações, é aproximar a comunidade da paróquia. “Não nos preocupamos com números de curtidas, por exemplo, mas sim se as pessoas que acompanham as postagens possam se sentir tocadas e, dentro das suas possibilidades, participarem da comunidade presencialmente em momentos de oração, formação e ajuda ao próximo”, finaliza.
A Paróquia São Sebastião também realiza tais atividades. Segundo José Adauto, um dos responsáveis pela comunicação, lá as transmissões foram iniciadas em janeiro de 2020 e seguiram acontecendo por conta da pandemia.
As primeiras lives aconteceram de forma amadora: “Nas primeiras transmissões, utilizamos celulares para fazer as filmagens e um notebook da paróquia, a qualidade era muito ruim. Com o tempo adquirimos algumas câmeras e passamos a ter menos reclamações quanto às imagens. Quando veio a pandemia tinha uma média grande de espectadores. Hoje temos um equipamento melhor, amador ainda, mas bem melhor”.
Na paróquia, as transmissões acontecem aos domingos, às 19h. “Todas as quintas também é estendido para um momento de adoração. Na primeira sexta-feira do mês também temos uma missa especial às 19h30”, explica.