Terapias holísticas se popularizam e ganham adeptos
Arquivo Pessoal

Renan Alves
É comum ver pessoas de todas as idades que se encontram em estados emocionais, mentais ou espirituais negativos. Muitas delas não conseguem desenvolver suas atividades diárias da forma como gostariam. Nestes e em outros casos, as terapias holísticas podem ajudar (e muito).
Terapia holística é um nome genérico dado a várias técnicas que têm em comum entre si o fato de enxergarem o ser humano em sua integridade. Ela busca tratar de todos os âmbitos da vida da pessoa, concentrando não apenas nos sintomas, mas também nas causas que originam os problemas que a afligem.
Fui convidado pela terapeuta Natália Pinheiro Guimarães para realizar uma sessão. Com solicitação de duas horas disponíveis, escolhi um horário ao fim de expediente.
No local, o paciente é convidado a retirar os sapatos. Neste momento a terapeuta afirma, após a sessão, que analisa o andar do paciente.
Em um segundo momento, a terapeuta oferece um chá e pede que o sabor seja decifrado. “Na terapia chinesa, alguns profissionais conseguem fazer uma pequena leitura enquanto o paciente aprecia o seu chá”, explica.
Depois, somos convidados a preencher uma ficha com informações básicas. “Como o paciente não apresenta nenhum quadro de dor no momento, resolvi fazer uma radiestesia para tirar mais algumas dúvidas. Radiestesia vem da palavra radiação, ou seja, é a capacidade de mensurar o campo vibracional”, detalha.
Mesmo sendo católica, a profissional explica que respeita todas as pessoas, culturas, religiões e doutrinas. “Mesmo se a pessoa é ateu, tenho que fazer o mesmo e praticar o sentimento de amor e perdão, em uma meditação, pois por este caminho a pessoa também se conecta com o Divino e o processo de cura se realiza de forma mais rápida. Há diferentes formas de equilibrar o espiritual da pessoa sem interferir em sua religião, e o mesmo para o equilíbrio emocional, onde há diferentes técnicas sem a necessidade de sentar em um divã e ficar falando sobre os seus problemas”, pontua.
Em outro momento o paciente é convidado a colocar um uniforme de algodão esterilizado. “Realizamos um relaxamento equilibrando todos os chakras e aplicando o processo de cura energética no campo vibracional através da radiestesia e só depois desse relaxamento que iniciamos a terapia no chão. Para eu iniciar a técnica de Ashi Waza & Ashi de hanassu”, afirma.
A técnica foi desenvolvida na escola Toyo Seitai Senmon Gakuin no Japão e buscar aliar a terapia de Thai massage, Seitai, Shiatsu e técnicas de Ashi, mas 98% da técnica é realizada com os pés do terapeuta. “Uso meias especiais, no qual por muito tempo de aplicação desenvolvemos uma grande sensibilidade nos pés e conseguimos diagnosticar alguns problemas musculares de músculos superficiais sobre o corpo humano”, explica.
Também recebi a técnica de sushô na cabeça e pulmão, que é uma técnica Coreana onde se usa uma esfera de quartzo para estimular a energia dos membros superiores e ativar uma corrente de energia próxima da sua área nasal.
Ao fim da sessão, a terapeuta passa pelo paciente o Dual Road para verificar o campo energético vibracional.
Para quem nunca fez uma terapia holística, recomendo. Afinal, o novo pode surpreender e entregar resultados fascinantes.