< Voltar

Shows, eventos e programação especial marcam o aniversário da cidade

Publicada dia 02/02/2023 às 14:34:59

shows-eventos-e-programacao-especial-marcam-o-aniversario-da-cidade

Giovana Dal Posso


Com o abrandamento da pandemia, Santa Cruz do Rio Pardo comemorou seu 153º aniversário em grande estilo, com diversas comemorações na cidade. No dia 20 de janeiro, conforme anunciado na última edição do Atual, foi preparado um dia com diversas atividades oferecidas aos munícipes.

Segundo Renata Sartori, secretária de Cultura da cidade, com a intenção de comemorar a data, foi pensando em replicar no local símbolos comuns encontrados em festas de aniversário, ao mesmo tempo onde era possível atender a todos os públicos. “As atividades foram pensadas para que fosse atrativo para todos: enquanto um adulto fazia aula de pilates a criança poderia estar no brinquedo inflável, ou fazendo uma pintura facial, ou até mesmo fazendo uma atividade na tenda da educação”, explica. 

 A intenção, segundo ela, era de que o público percorresse toda a extensão do local e pudesse ver tudo. “Reunimos brinquedos infláveis, cabines de fotos, plataforma giratória, atividades educativas, espaço agro, espaço pet, pintura facial, distribuição de pipoca, sorvete, água, algodão doce e a lembrança para as crianças que foi uma bola azul de plástico, distribuindo ao todo mil bolas. Havia também uma área com artesanatos para exposição e venda, além de praça de alimentação e muitas atividades culturais: balé municipal, shows, contação de histórias, espetáculo de teatro, percussão dos blocos de carnaval, aulas de yoga, pilates, dança, campeonato de basquete”, finaliza. Por conta da extensão do evento, que durou oito horas, ela conta que estima que em média quatro mil pessoas passaram pelo local.

TV TEM

No mesmo dia 20, Santa Cruz foi palco no telejornal TEM Notícias, que acontece ao vivo e diariamente na emissora afiliada da Rede Globo, fazendo parte da Caravana 20 Anos, que comemora o aniversário da TV TEM. O projeto, percorre por 20 cidades da região, aproveitou a comemoração, e contou com a presenças de diversos munícipes que se reuniram para assistir os repórteres Igor Rosa e Daniel Schafer, que fizeram sucesso na cidade.

No programa, também foram exibidas reportagens especiais da cidade, que falaram sobre a história e acontecimentos marcantes, como a transformação do Santuário de Nossa Senhora de Fátima e o atropelamento e morte de Ângelo Marcos dos Santos Nogueira, pelo frei Gustavo Trindade dos Santos. 

Festa do Peão

Nos dias 18 a 21 de janeiro, foi realizada a 27ª Festa do Peão de Santa Cruz do Rio Pardo - que segundo a organização da festa, o último dia do evento realizado no sábado bateu recorde de público, com uma média de 18 mil pessoas, com a venda de 12 mil dúzias de bebidas. 

O evento retorna a sua data tradicional após dois anos, já que a última edição foi realizada em março devido à pandemia de Covid-19. Embora as semanas anteriores foram marcadas por fortes chuvas, que inclusive atrapalharam a montagem da estrutura, os quatro dias da festa se passaram sem nenhuma gota de chuva nos horários do evento.

 

A abertura oficial ocorreu na sexta-feira, 20, dia do aniversário da cidade, e contou com a presença de diversas autoridades santa-cruzenses e da região, como o deputado federal Capitão Augusto (PL), que na ocasião informou que estava destinando uma emenda impositiva de R$ 1 milhão para a saúde no município, e R$ 300 mil para a próxima Festa do Peão.

Os deputados estaduais Ricardo Madalena (PL), e Dani Alonso (PL), filha do prefeito de Marília, estiveram presentes e discursaram no evento. Além de Diego Singolani (PSD), prefeito de Santa Cruz, os chefes do poder executivo de outros municípios da região estavam no recinto, bem como a maioria dos vereadores santa-cruzenses.

Apesar do cancelamento do show da dupla Zé Neto & Cristiano no último dia, os shows ainda foram sucesso com o público. Quem brilhou nos palcos e se destacou foi a “boiadera” Ana Castela, que abriu a primeira noite do evento. Segundo a estudante Maria Clara Salandin, que já havia acompanhado um show da cantora no ano anterior na região, mesmo em pouco tempo já é possível notar mudanças na artista. “O show dela foi muito bom. Eu já tinha ido em um show dela ano passado e deu pra perceber o quanto ela vem evoluindo como artista, fora que ela tem um carisma e presença de palco que cativa desde adultos até as crianças”, comenta. “Correspondeu a todas as minhas expectativas”. 

Já Ana Beatriz Giacon, é fã de carteirinha da cantora, e disse que a empolgação tomou conta. “Quando anunciaram que ela ia vir no rodeio de Santa Cruz, fiquei muito animada e contando os dias para chegar, e foi um show muito bom, ela é animada, canta muito bem, além de ser simpática e interagir muito com o público”, finaliza.