< Voltar

Santa Cruz teve 23 registros de flagrantes de ‘gatos’ em 2022

Publicada dia 27/03/2023 às 15:43:49

santa-cruz-teve-23-registros-de-flagrantes-de-gatos-em-2022


Um levantamento divulgado pela Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz), no último dia 08, apresentou dados sobre as ações de inspeção contra os ‘gatos’ de energia em 2022, na localidade da cidade de Ourinhos, abrangendo outros 26 municípios. Das 235 ligações clandestinas, 23 foram registradas em Santa Cruz do Rio Pardo, que ocupa o 5º lugar no ranking das cidades com mais “gatos” da região.

Quando comparado com 2021, observa-se um aumento dessa prática, já que apenas 15 ligações foram desfeitas em solo santa-cruzense. O município de Ourinhos, que liderava a lista naquele ano, apresentou uma queda, e registou 21 ligações clandestinas desfeitas em 2022.

Na região, o município de Avaré lidera o ranking com 43 ligações regularizadas, seguidos de Cerqueira César, com 40, e Jacarezinho, com 32. Victor Rios Silva, gerente de Recuperação de Energia da CPFL Energia, explica que foram feitas mais de cinco mil inspeções em campo. “Essas verificações são cada vez mais assertivas, já que partimos de uma base de dados que nos indica endereços onde possivelmente a prática está presente”.

O combate às fraudes e ao furto de energia também é importante pelo aspecto comercial. Parte da energia furtada é reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no cálculo da tarifa, ou seja, os demais clientes, com fornecimento e conta regulares, acabam pagando parte do valor que deixou de ser pago pelos fraudadores. 

Denúncia

As denúncias, feitas de forma sigilosa, podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para Android e iOS, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br​.

O furto de energia é crime previsto no Código Penal brasileiro, com pena de até oito anos de prisão. Sempre que constatada fraude, a empresa preenche um Termo de Ocorrência de Inspeção (TOI) e, na sequência, calcula a quantidade de energia que deixou de passar pelo medidor do local. Assim, estabelece o valor correspondente, que deverá ser pago à distribuidora. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) também reconhece o furto no cálculo da tarifa, ou seja, os demais clientes, com fornecimento e conta regulares, acabam pagando parte do valor que deixou de ser pago pelos fraudadores.