< Voltar

Santa Cruz terá Congresso de Políticas sobre Álcool e Drogas

Publicada dia 15/06/2022 às 14:42:16

santa-cruz-tera-congresso-de-politicas-sobre-alcool-e-drogas


No dia 20 de junho terá início o I Congresso Municipal de Políticas Sobre Álcool e Drogas. O evento acontece na Câmara Municipal e está sendo organizado pela Pastoral da Sobriedade, com apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias Social e de Saúde, além de vereadores. A terapeuta de dependência química, Karla Pinheiro, e o marido Valdir Pedro coordenam a diocese da Pastoral da Sobriedade e estão há 10 anos trabalhando na luta contra a doença da dependência.

O evento começa no dia 20, às 19h, com apresentação do grupo de percussão do CAPS. Às 19h30 o prefeito Diego Singolani realiza a abertura oficial do Congresso, e às 20h inicia a primeira palestra da semana com o promotor público Marcelo Gonçalves Saliba que falará sobre tipo de internações para tratamento de dependência química. Às 20h30 será a vez de Mário Cesar Vieira Marques, presidente do grupo Amor Exigente da cidade de Marília falar sobre a importância da família na sobriedade.

Nos dias 21, 22, 23 e 24 o evento começa 19h com o testemunho de algum dependente em recuperação dos diversos grupos como AA, NA, e da Pastoral. No dia 21 a palestra ocorre às 19h30 com Renata Brunelli, presidente da Febraci (Federação Brasileira de Clínicas Especializadas em Dependência Química), que falará sobre internação involuntária.

Na quarta-feira, 22, o primeiro palestrante às 19h30 será o psicólogo social, Alexandre Simão, atuante no CRAS de Santa Cruz que falará sobre como lidar com dependência química na família. A segunda palestra da noite começa 20h30 com o psicólogo Pedro Silva Gonçalves que é presidente da Fenapad (Federação Nacional dos Profissionais de Alcoolismo e outras Drogas). Ele falará sobre o alcoolismo e quando a dependência se instala.

A palestra do dia 23 ocorre no período da manhã, às 8h, com o pediatra e pneumologista professor da USP, João Paulo Lotufo. Ele irá falar sobre dependência química na infância e prevenção. No dia 24, às 19h30, o psicólogo e gerente da Febract (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas) falará sobre codpendência. Às 20h30 o psicólogo gestor da Febract falará sobre dependência química e as recaídas.

No dia 26 de junho haverá o encerramento da semana com Missa em intenção aos dependentes químicos e seus familiares, na Igreja de São Benedito, às 19h.

Karla relatou que este Congresso é um grande sonho dela e do marido. “Conseguimos convidar palestrantes que atuam no Brasil inteiro com palestras para conscientizar sobre a doença da dependência química. Muitos viajam e pagam para assistir palestras com esses profissionais, e Santa Cruz, pelo apoio da Prefeitura Municipal, está os trazendo durante cinco dias com palestras gratuitas para todos os profissionais da área, familiares, e quem tem interesse de aprender que a Dependência Química é uma doença que não tem cura, mas tratamento”, argumenta.

“A grande dificuldade de cuidar de um dependente químico é termos o apoio da família, precisamos das famílias nos grupos de apoio, precisamos que eles participem da doença do familiar, pois quando eles voltam é a casa que tem que estar estruturada para recebê-los”, diz. 

Pastoral

Karla explicou que o trabalho da Pastoral no nosso município é com as reuniões de autoajuda toda segunda-feira, às 19h30, no Salão Paroquial da Paróquia São Benedito, atendendo as famílias e os dependentes químicos que aceitam tratamento. Então, são encaminhados para comunidades terapêuticas voluntárias que ficam em tratamento de 6 a 9 meses, com o apoio da prefeitura Municipal e secretaria da saúde. Existem os pacientes que não aceitam a internação, para estes casos existe a internação involuntária e a compulsória que não é feita pela pastoral e sim pela Secretaria de Saúde, promotoria, ou a involuntária particular que Karla atende em seu consultório.