Sabesp promete saneamento em áreas rurais da cidade até 2029

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) afirmou que levará saneamento básico para as áreas rurais de Santa Cruz do Rio Pardo até 2029. Segundo o órgão, eles possuem em contrato, um prazo até 31 de dezembro de 2026 para levantar os usuários localizados nestas regiões e que o levantamento já foi contratado. A Sabesp também explicou que solicitará aos cidadãos manifestações e assinaturas.
De acordo com a diretora executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Samanta Souza, o plano da Sabesp é estender o saneamento básico às áreas rurais e de ocupações dos 371 municípios atendidos. “É fato inédito, pois as concessionárias normalmente têm essa responsabilidade só com as áreas urbanas e formais. No nosso caso, levaremos água e esgoto para as áreas rurais e para áreas informais, em parceria com prefeituras, mediante as autorizações necessárias”.
Conforme Samanta, apenas nas áreas rurais serão atendidas 820 mil famílias que estão sendo mapeadas. Em áreas remotas onde não houver possibilidade de entrar com rede, pela dispersão dos domicílios, serão usadas soluções não convencionais, como a perfuração de poços e o tratamento de esgoto com biodigestor. “Os maiores desafios estão nas áreas informais e rurais. No caso das informais, as prefeituras vão nos acompanhar. Haverá lugar onde não poderemos entrar por fatores legais”.