< Voltar

Rede social para empregos ajuda na recolocação profissional

Publicada dia 03/11/2023 às 17:14:28

rede-social-para-empregos-ajuda-na-recolocacao-profissional


As redes sociais costumam ser associadas pela maioria como espaços informais, onde é possível compartilhar momentos com familiares e amigos. Mas já parou para pensar na existência de uma rede social profissional?

Esse é o caso do LinkedIn, que já conta com mais de 300 milhões de membros. Assim como o Facebook, por exemplo, ela também proporciona interações, mas que nesse caso podem influenciar na carreira do usuário. No perfil, consta principalmente dados com informações acadêmicas e profissionais, e ao invés de amigo, você tem ‘conexões’, adicionando pessoas que gostaria de conhecer profissionalmente - o que auxilia o networking. 

Usuário da plataforma há cerca de cinco anos, o santa-cruzense Leonardo Henrique é um dos muitos adeptos dessa rede social. Atualmente, ele atua como desenvolvedor back-end, prestando serviços para o Banco de Brasília de forma remota, mas começou a utilizar o LinkedIn durante sua graduação, e afirma que para a área de Tecnologia da Informação, ele é um grande meio de busca de emprego. “O LinkedIn me ajudou a conquistar este emprego atual que estou, e meu primeiro emprego. Através dele, vi o anúncio da vaga, me candidatei,  e os recrutadores analisaram meu perfil e entraram em contato comigo”, explica.

Mesmo já empregado, ele utiliza a rede social com frequência. “Todo dia de manhã entro para conferir as notícias do mercado e acompanhar as novidades dos parceiros da rede. O que mais chama a atenção é a possibilidade de fazer networking e ao mesmo tempo estar alinhado com as vagas de emprego do mercado. Saber o que o mercado está esperando é muito bom para saber como se preparar para futuras entrevistas, além do fato de a qualquer momento algum recrutador poder te abordar e fazer uma proposta”, complementa Leonardo. “Então vira uma vitrine de oportunidades de emprego”.

Se engana quem pensa que para ser um membro da plataforma, é necessário morar nos grandes centros. O exemplo de Leonardo exemplifica que mesmo em pequenas cidades, como Santa Cruz do Rio Pardo, é possível alavancar a carreira através do LinkedIn. 

E para quem pensa em embarcar na rede social, Leonardo deixa algumas dicas. “Tente fazer o máximo de conexões possíveis, principalmente com recrutadores. Interaja na rede, curta, comente e compartilhe as publicações para ganhar visibilidade. Mantenha as informações sempre atualizadas, tanto onde trabalhou ou onde estudou. Valorize seus feitos, sempre que tirar uma certificação compartilhe com a rede, ou se fez parte de algum trabalho voluntário também publique”, finaliza.