Rede do Câncer recebe perucas para doação

Thaís Balielo
A Rede do Câncer de Santa Cruz do Rio Pardo recebeu este mês perucas para serem destinadas às pessoas em tratamento quimioterápico que perderam os cabelos.
A assistente social da Rede, Lizandra Tereza Frasson Nicolini, explicou que é a primeira vez que a entidade recebe as perucas. “Geralmente essas perucas ficam para distribuição no próprio Hospital Amaral Carvalho, mas nos deram o privilégio de estar mais atuante nesta parceria”, diz.
Lizandra relata que a Rede recebe doações de cabelos por voluntários durante todo o ano. As doações vêm de mulheres, crianças e alguns homens que sentem o desejo de mudar o visual de forma solidária. As mechas são enviadas para o hospital. A entidade Anna Marcelina de Carvalho recebe essas mechas e as transforma em perucas para serem doadas para as mulheres em tratamento psicológico que enfrentam a queda de cabelo decorrente da quimioterapia.
Lizandra explica que a peruca devolve a autoestima para muitas mulheres. “O lenço ajuda quando ficam carecas, mas ele acaba chamando atenção também”, argumenta. Sobre a procura pelas perucas, Lizandra explicou que ainda não saiu nenhuma, pois acabaram de chegar e as pessoas ainda não estão sabendo, mas que logo a procura deve começar.
Os interessados em doar cabelo para confecção de perucas devem avisar o cabelereiro na hora do corte. É preciso ter o mínimo de 10 centímetros e estar seco para levar até a Rede do Câncer. “Os profissionais sabem como cortar. Eles amarram as mechas antes do corte. Não tem problema se o cabelo tem ou não química também”, explica.