Reclamações de empréstimos consignados dominam Procon em Santa Cruz

Matheus Braga
Santa Cruz do Rio Pardo tem enfrentado um aumento significativo nas queixas dos consumidores no Procon local. De janeiro de 2023 até agora, em 2024, o órgão recebeu 1.634 reclamações e o serviço que mais gera reclamações por parte dos consumidores é o empréstimo consignado.
A maioria alega que não solicitou ou não autorizou o empréstimo e que, mesmo tendo questionado a situação com o banco ou instituição financeira que concedeu o valor, não conseguiu resolver o problema. Em diversos casos, a questão só é percebida quando as primeiras parcelas começam a ser descontadas da conta.
Além disso, outra queixa frequente envolve cartões de crédito emitidos sem autorização e com descontos diretos nos benefícios, produtos com defeitos de fabricação, compras feitas pela internet que não foram entregues e golpes na área financeira.
Em entrevista para o Atual, a coordenadora do Procon Municipal, Alessandra Nicoleto Ferreira de Lima destaca quando o órgão deve ser acionado: “O cidadão morador de Santa Cruz do Rio Pardo ou que tenha feito a compra no município e que tenha seu direito violado deve procurar o órgão, ou seja, aqueles problemas que se note tanto no consumo de produtos, quanto no consumo de serviços, além de tirar dúvidas.”, destaca Alessandra.
De acordo com ela, através do Procon é dado total auxílio aos consumidores para que sejam efetivadas as regras previstas na legislação e seu devido cumprimento, ou seja, é oferecida orientação permanente sobre direitos e garantias; informando, conscientizando e motivando o consumidor.
A coordenadora ainda ressalta a importância do órgão. "O Procon é o órgão que busca harmonizar e equilibrar a relação entre consumidor e fornecedor, promover a execução do Código de Defesa do Consumidor, educação para o consumo, etc. É um órgão extrajudicial considerado como um meio alternativo em impasses que envolvam a relação de consumo. É a efetivação de um direito fundamental constante na Constituição Federal, dando acesso à justiça.", completa a coordenadora.
Para acionar o Procon é preciso agendar no site www.poupatempo.sp.gov.br ou ainda através do aplicativo do Poupatempo no celular. Havendo alguma dificuldade para o agendamento, o munícipe poderá se dirigir até o Poupatempo na Rua Catarina Etsuco Umezu, 404, Centro e fazer seu agendamento no totem com seus documentos pessoais RG e CPF. Para mais dúvidas, ligue no (14) 3332- 2314 e fale com um profissional.