Qual a data correta para desmontar a árvore de Natal?
Com a chegada do fim de ano, muitas famílias se perguntam qual é a data correta para desmontar a árvore de Natal. Para esclarecer essa dúvida, o Atual conversou com o Padre Marco Antônio Coimbra, pároco e reitor da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado, em Ourinhos.
De acordo com o sacerdote, é importante lembrar também da data em que ela deve ser montada. “Tanto a árvore quanto o presépio devem ser montados no primeiro domingo do Advento, que corresponde a quatro domingos antes do Natal. Essa data não é fixa, pois segue o tempo litúrgico. O Advento é o período de preparação para o Natal, um tempo de espera, oração e reflexão para celebrar o nascimento do Menino Jesus”, explica.
Em relação ao momento de desmontar a árvore, o padre destaca que, conforme a tradição cristã, deve ser feito durante a Festa da Epifania, também conhecida como Festa de Reis. “Essa festa marca o término do tempo do Natal. No Brasil, é celebrada no dia 6 de janeiro ou no domingo seguinte a essa data. Trata-se de uma data muito significativa, pois simboliza a presença de Jesus Cristo vivo no coração das pessoas”, pontua.
Pe. Marco Antônio reforça a importância de respeitar o calendário litúrgico para vivenciar plenamente cada momento. “O primeiro domingo do Advento também simboliza o início de um novo ano litúrgico para a Igreja. Ao seguirmos esse calendário, conseguimos nos contextualizar e nos aproximar ainda mais da espiritualidade, vivenciando os momentos de forma plena e religiosa”, afirma.
Por fim, Pe. Marco Antônio deixa uma mensagem: “Celebrar o Natal é celebrar o nascimento do Menino Jesus, o próprio Deus que se faz presente em nosso meio. Não é apenas um momento de troca de presentes, mas uma oportunidade de restaurar nossa espiritualidade. O Natal nos recorda que temos um Deus de amor e misericórdia”.