< Voltar

Projeto Emprega PCD já recebeu em torno de 20 inscrições

Publicada dia 28/02/2024 às 15:16:32

projeto-emprega-pcd-ja-recebeu-em-torno-de-20-inscricoes


A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPCD), lançou, no dia 15 de fevereiro, o projeto de governo “Emprega PCD”. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal do município e contou com a presença do Secretário da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo, Marcos da Costa, que elogiou e parabenizou Santa Cruz pela ação. Entre algumas das autoridades presentes, estavam o prefeito Diego Singolani, a desembargadora Rita Sclugliasi, o presidente da Câmara Lourival Heitor, o gerente do Sebrae Leandro Lourenço da Silva, o presidente do conselho de pessoas com deficiência de Santa Cruz Luiz Carlos Novaes Marques - o “Psiu” -, o presidente da OAB Daniel Pegorer, o secretário do direito das pessoas com deficiência Domingos do Carmo Gonçalves de Lima e a secretária do desenvolvimento econômico e tecnológico Suédia Elizabeth da Costa Araújo Buzolin. 

Em parceria público-privada, o projeto propõe um olhar humanizado para inclusão social da PCD e homenageia as empresas que aderirem ao incentivo com um selo e certificação de notoriedade do município. Segundo a assessora de Gabinete, Jéssica Soares Bezerra, a prática recém-inaugurada é vantajosa tanto para o empregado quanto para o empregador. “Geralmente, no currículo, só se tem acesso ao CID (Classificação Internacional da Doença) e ao nome da deficiência. Pelo projeto, temos um contato próximo com a pessoa e sua potencialidade. Assim, é possível direcioná-las às empresas que busquem o mais próximo da função dentro do descritivo de vagas”, declara.

Além disso, a assessora acrescenta que todas as pessoas que se inscreverem receberão capacitação adequada e acolhimento social. No entanto, não há garantia de contratação. “A seleção dos currículos é feita pela empresa, que se dispõe a ofertar vagas específicas e atender essas pessoas. Nossa responsabilidade é repassar os dados dos cadastrados, atuando como uma “ponte”, destaca.

Qualquer pessoa com deficiência pode fazer o cadastro. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário online disponível no site e nas redes sociais da Prefeitura ou solicitar presencialmente na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Avenida Pedro Catalano, nº 50, Chácara Peixe.