< Voltar

Profissionais da Educação recebem capacitação sobre a Lei Lucas

Publicada dia 23/03/2023 às 12:25:19

profissionais-da-educacao-recebem-capacitacao-sobre-a-lei-lucas


Na última terça-feira, 21, foi realizada uma capacitação sobre a Lei Lucas na Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo para profissionais ligados ao ambiente escolar, como inspetor de alunos, monitores, oficiais administrativos, merendeiras, instrutores de informática, psicólogas,professores, gestores, entre outros. Ao todo, foram cerca de 150 funcionários presentes, que foram capacitados por Laércio Lauder da Silva, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu e vice-prefeito de Espírito Santo do Turvo.

Segundo os responsáveis, a formação ‘Primeiros Socorros Lei Lucas’ foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e foi dividida em dois momentos, sendo um no dia 21 de março e outro nos dias 23 e 24 de fevereiro, buscando atender todos os profissionais.

O SAMU Regional, através do consórcio da União dos Municípios da Média Sorocabana (UMMES), de sua coordenação e do núcleo de educação em urgência “NEU” vem capacitando toda rede de educação dos municípios que compõem a UMMES.  Esse trabalho vem sendo feito de forma mais intensa desde 2022, onde os municípios de Ipaussu, Ribeirão do Sul, São Pedro, Óleo, Espírito Santo do Turvo e agora Santa Cruz do Rio Pardo já foram contemplados. 

“A finalidade de capacitar os profissionais da rede de educação é preparar para situações de emergência, podendo desenvolver o primeiro atendimento, a fim de preservar a vida e integridade da vítima até a chegada de socorro especializado”, explicam.

Lei Lucas

A lei exige que escolas estejam preparadas para lidar com situações de primeiros socorros em casos de emergência. A necessidade dessa lei surgiu após a morte de Lucas Begalli, uma criança de 10 anos que morreu por asfixia mecânica em um passeio escolar. Os professores não estavam preparados para prestar primeiros socorros, o que poderia ter evitado a fatalidade.