< Voltar

Prefeitura lança podcast da educação

Publicada dia 02/09/2022 às 12:33:23

prefeitura-lanca-podcast-da-educacao


Nos últimos anos, a praticidade dos podcasts vem conquistando cada vez mais pessoas.  Os conteúdos em áudio, que podem ser ouvidos de acordo com a demanda do usuário e em diversos dispositivos, vêm se popularizando com os mais diferentes temas.

No mês de agosto, a Secretaria de Educação de Santa Cruz do Rio Pardo lançou um podcast direcionado a profissionais da educação infantil da rede de Santa Cruz do Rio Pardo. O “Educast”, nome dado ao programa, está disponível em plataformas como o Spotify, que pode ser acessado por todos e também utilizado para profissionais da educação em geral.

O projeto foi lançado dia 18 de agosto, e o primeiro episódio trata sobre o tema “a escuta das crianças pequenas”, onde as professoras Sueli Amaral Melo e Maria Auxiliadora Soares de Faria tratam sobre como escutar as crianças. O segundo episódio também já está no ar e fala sobre jogos na Educação Infantil. Ambos têm uma duração média de 10 minutos.

Segundo Renata Singulani, chefe de supervisão da educação infantil, a ideia de criar o programa surgiu através de inspiração de outros podcasts ligados a comunicação que eram consumidos, como o da prefeitura de São Paulo, que eram feitos para complementar a formação dos profissionais de outras cidades. “Bom, se eles fazem o deles, porque não nós aqui em Santa Cruz não criamos o nosso podcast?”, conta a supervisora. Começou-se então o planejamento para tirar a ideia do papel.

Inicialmente, o podcast foi desenvolvido pela Renata, e por Adriane Borges Scudeler, chefe de orientação pedagógica da cidade. “Como aqui na educação infantil nosso trabalho está bastante focado na formação dos profissionais nós pensamos em usar o podcast que é uma ferramenta super atual e inovadora para complementar os nossos estudos e nossas reflexões junto aos professores aqui da rede”, explica Renata.

De acordo com a supervisora, os temas escolhidos para serem gravados e debatidos não são aleatórios. Na verdade, eles estão relacionados aos planos de formação dos profissionais, com conteúdo que já estão familiarizados: “eles estão vinculados com os estudos que já vem sendo realizados na rede”.

“Eu entendo que a importância do projeto é a seguinte: o podcast permite com que as pessoas tenham acesso a conteúdos que são importantes de qualquer lugar, então eu não preciso reunir todos os professores no mesmo lugar para ouvir sobre determinado assunto, eu posso levar o assunto onde eles estão”, conta Renata, “Eles podem ouvir dirigindo, em casa, trabalhando, na academia, na caminhada, então eu levo o assunto que é importante a nós aqui da rede para que os professores tenham acesso de qualquer lugar”.

Para ela, outro ponto positivo sobre o podcast é que ele não fica dentro dos limites santa-cruzenses. “Embora esse podcast seja criado aqui no município de Santa Cruz do Rio Pardo, ele permite com que as nossas reflexões aqui se expandam para além no nosso município”. Os programetes já foram compartilhados com diversas cidades vizinhas, com a prefeitura de São Paulo, e com outros estados do país.

Outra vantagem é a sua linguagem acessível – embora esteja direcionado aos professores da rede municipal, ele pode ser ouvido por qualquer indivíduo da população. “Mesmo que não seja ligado a educação, ele vai entender sobre aquilo que estamos falando e tratando no podcast”, explica.

A intenção das idealizadoras é de que o programa seja lançado mensalmente, no formato de entrevista e rodas de debate.