Parada obrigatória: casa de Natal é decorada há 20 anos
Romano Paschoarelli
Na Rua Ferrúcio Rigon, nº 88, no Parque São Jorge, um espetáculo se repete há 20 anos. A casa de dona Lúcia, de 82 anos, é conhecida por sua decoração natalina, que atrai famílias de toda a região. Com luzes cintilantes, pipoca grátis e grandes bonecos do Papai Noel, xodós da dona da casa, o local representa a tradição natalina.
Dona Lúcia, 82, é a mente criativa e as mãos por trás de cada detalhe. “Eu gosto de todo o processo. A parte mais trabalhosa são as cortinas, feitas de garrafa PET. Anos atrás, meu marido fez as primeiras, mas eu inventei de colar pedacinhos de festão e colocar brilho”, explica, sorrindo. Anualmente, desde março, Dona Lúcia trabalha na montagem da decoração, que fica pronta em dezembro para receber os visitantes.
Luciane, única filha de Lúcia, é sua companheira. “Minha mãe sempre gostou de Papai Noel e do Natal de forma geral. Começamos aos poucos, mas sempre vinha gente. Ela se emociona com a alegria das crianças”, conta Luciane. A família, inclusive, já ganhou prêmios municipais pela melhor decoração natalina.
A história começou na casa dos avós de Luciane, onde as primeiras decorações eram montadas. Quando os avós passaram a morar com a família, a tradição foi transferida para a atual residência. “Meu padrasto também adorava. Mesmo quando estava internado, ele pedia para minha mãe não parar, porque via o quanto fazia bem para ela”, lembra Luciane.
Para a família, o Natal é muito mais do que luzes e decorações. “O Natal representa a família, a paz, o amor e a gratidão pela vida. Hoje em dia, isso se perdeu um pouco, mas queremos resgatar essa magia”, destacam. A família planeja, inclusive, expandir o projeto para o ano que vem, com a possibilidade de fechar a rua para incluir apresentações musicais.