< Voltar

Número de crimes de stalking tem aumentado, veja como se proteger

Publicada dia 17/06/2024 às 14:30:41

numero-de-crimes-de-stalking-tem-aumentado-veja-como-se-proteger

Nathalia Franqlin


O crime de stalking, em portugês “perseguição", tem ganhado atenção nacional após um caso tomar grande repercussão quando uma mulher em Ituiutaba (MG), no triângulo mineiro, foi presa acusada de perseguir um médico e sua família por cinco anos. 

Em março de 2021, a Constituição Federal recebeu um enquadramento específico para o crime de perseguição, podendo ser virtual ou física.  A lei prevê até dois anos de reclusão para o condenado pelo crime, com o criminoso podendo ter a sua pena dobrada no caso do crime ser cometido contra uma criança, adolescente ou idoso, contra mulher por razões da condição de sexo feminino, ou mediante a perseguição ser cometida por duas pessoas ou mais, ou com posse de arma de fogo.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), no Brasil, por dia, houve em média 155 casos registrados de crime de perseguição, totalizando 56.560 registros ao longo do ano de 2023. Este número acompanha o crescimento da violência contra a mulher no país que, no mesmo ano, registrou uma alta de quase 17% nas tentativas de feminicídio (assassinato de mulheres motivados pelo gênero da vítima). 

Em entrevista, o neuropsicólogo Felipe Galan, explicou que na grande maioria das vezes, os criminosos são homens isolados e solitários, enquanto que as vítimas costumam ser mulheres, muitas vezes, ex-parceiras. Apesar de o perfil comum ser “homem stalker”, ainda sim, existem mulheres perseguidoras.

O neuropsicólogo ajudou com algumas dicas para identificar e lidar com uma pessoa de personalidade “stalker”. Confira: 

Atual - Qual o perfil de um stalker?

Felipe - O perfil de um stalker frequentemente inclui traços de personalidade obsessivos e controladores, geralmente são ex-parceiros que não aceitam o fim do relacionamento e continuam a buscar contato de forma insistente e intrusiva. Eles podem ser motivados por um desejo de controle, vingança ou uma incapacidade de lidar com a rejeição. Psicologicamente, muitos stalkers podem apresentar baixa autoestima, pensamentos obsessivos, necessidade de controle, problemas de identidade e dificuldades em estabelecer limites saudáveis nas relações pessoais.

Atual - Como identificar uma personalidade stalker?

Felipe - Uma personalidade stalker pode ser identificada através de comportamentos persistentes (obsessivos) e invasivos, como: contatos incessantes através de ligações, mensagens nas redes sociais, mesmo após ser solicitado para parar; vigilância constante e aparições inesperadas nos lugares frequentados pela vítima; envio de presentes não solicitados; tentativas de monitoramento das atividades da vítima, como seguir a pessoa ou usar dispositivos de rastreamento; atitudes possessivas e ciúmes extremos, desrespeito pelos limites pessoais e privacidade da vítima, assim como, dentre outras ações.

Atual - Como a família de uma pessoa com esse tipo de personalidade deve prosseguir?

Felipe - A família de uma pessoa que demonstra comportamentos de stalker deve: estar atenta aos sinais de comportamento obsessivo e invasivo, tentar dialogar com a pessoa, incentivando-a a procurar ajuda profissional, como terapia ou aconselhamento psicológico, evitar encobrir ou minimizar o comportamento, reconhecendo a gravidade da situação. Além do mais, dependendo do caso, comunicar às autoridades. 

Atual - O que fazer para se proteger de stalker?

Felipe - Para se proteger de um stalker, a vítima pode tomar as seguintes medidas: documentar todas as interações e comportamentos perturbadores do stalker, mantendo um registro detalhado de incidentes, limitar o compartilhamento de informações pessoais, especialmente nas redes sociais, informar amigos, familiares e colegas de trabalho sobre a situação, para que possam oferecer suporte e vigilância adicional, evitar contato direto com o stalker e, se necessário, mudar rotinas diárias para dificultar o rastreamento, buscar apoio psicológico para lidar com o estresse e o medo causados pelo stalking e até de notificar as autoridades e considerar solicitar uma ordem de restrição. 

Atual - Como um stalker age dentro de um relacionamento que ainda está acontecendo?

Felipe - Dentro de um relacionamento, um stalker é capaz de manifestar comportamentos de controle e possessividade, como: monitoração frequente das atividades e comunicação do parceiro, isolamento social, tentando afastar o parceiro de amigos e familiares, demandas excessivas de atenção e tempo, uso de manipulação emocional, como ameaças de autolesão ou suicídio para manter o parceiro na relação, acessar ou tentar acessar dispositivos eletrônicos do parceiro sem permissão, bem como, fazer acusações infundadas de infidelidade ou deslealdade.