< Voltar

Não é não: combate contra o assédio é dever de todos

Publicada dia 18/01/2023 às 12:53:31

Fabiano Bataglin/Divulgação

nao-e-nao-combate-contra-o-assedio-e-dever-de-todos

Giovana Dal Posso


Festas costumam ser sinônimo de diversão e alegria; até que um simples ato pode fazer com que não seja mais. No meio da folia, muitas pessoas justificam a ocasião para praticar o assédio – atitudes que podem ser configuradas como condutas abusivas por meio de palavras, comportamentos, atos e gestos que podem trazer danos a personalidade, dignidade ou à integridade física ou psicológica de uma pessoa.

Por mais que o assunto venha sido discutido com mais frequência nos últimos anos, na prática muitas pessoas parecem não entender a diferença entre uma aproximação consensual e uma totalmente abusiva, e perceber isso é muito simples: faça a pergunta para a mulheres do seu convívio o quão habitual é o assédio em baladas e festas, e muitas provavelmente dirão que é frequente.

Apesar de toda essa questão, existem atitudes muito simples que as pessoas podem assumir para que todos se divirtam nesses ambientes, principalmente as mulheres que querem participar desses eventos sem ter que se preocupar com o assédio. Confira a seguir algumas delas:
 

1. Ajude mulheres que estão se sentindo desconfortáveis com uma abordagem masculina

Viu uma mulher sendo cercada, puxada pelos cabelos, sendo vítima de comentários agressivos ou agarrada a força? Faça o possível para ajudá-la, especialmente se ela estiver sozinha. Se não a conhecer, finja que a conheça e a chame por um nome genérico, traga ela pra perto de você e tente ajudá-la a encontrar seus amigos.

2. Não se aproveite de mulheres muito bêbadas, mas ajude-as.

Caso veja alguma mulher que tenha exagerado da bebida, não aproveite que o senso de consentimento dela está afetado para conseguir um beijo. Além de ser desrespeitoso, ter relações sexuais com uma pessoa alcoolizada é um crime. Auxilie-a encontrar seus amigos ou um posto de atendimento.

3. Seu amigo está sendo inconveniente com mulheres? Chame a atenção dele!

Essa é uma das atitudes que mais podem ajudar as mulheres, sejam elas suas amigas ou não. Quando chama a atenção do seu colega, você o chama à responsabilidade e ajuda com que o comportamento dele não se espalhe para outros dos grupos, já que muitos homens encurralam mulheres em bando por se sentirem mais “poderosos”.

4. Não retire ou deixe de usar a camisinha sem o consentimento da mulher.

Conheceu alguém interessante e querer levar para o próximo nível? A camisinha é a sua companheira inseparável, já que além da gravidez, ela também ajuda a prevenir as infecções sexualmente transmissíveis. No entanto, há homens que são adeptos do stealthing, prática de tirar a proteção durante o ato sexual sem que a parceira saiba, o que é considerado estupro.

5. Não é não!

Chegou em alguém e a pessoas disse não? Problema é seu e bola pra frente. Não xingue por levar um fora e se lembre de sempre respeitar a vontade da outra pessoa. Isso também, vale para toques indesejados em áreas como as nádegas, seios e os beijos roubados – o que é considerado crime com a existência da lei da importunação sexual.  

6. Viu duas mulheres se beijando? Elas não estão te convidando para se juntar a elas!

Com mentalidades machistas e homofóbicas, muitos homens ainda acham que quando duas mulheres se beijam, é para chamar a atenção deles – o que é completamente inconveniente e invasivo pata mulheres LGBTQIA+. Caso encontre alguém que esteja abordando duas mulheres nessa situação, ajudem a deixar o cara distante. Se quisessem mais uma pessoa no meio, elas teriam chamado!

Não é difícil tomar atitudes que possam ajudar pessoas próximas a você. Seja sempre consciente e tenha uma ótima festa!