< Voltar

Minoxidil pode acarretar na morte de cães e gatos

Publicada dia 01/03/2024 às 14:28:34

minoxidil-pode-acarretar-na-morte-de-caes-e-gatos


Nas últimas semanas, um tutor compartilhou na internet que sua gata de estimação faleceu por conta do contato indireto com o minoxidil, que o homem utilizava. A substância é um fármaco famoso e não apresenta risco para os seres humanos, comumente utilizada para o crescimento de pelos, cabelos e barba - mas é altamente tóxica para os pets. O caso viralizou nas redes sociais e trouxe à tona o alerta sobre o risco que o produto causa nos animais.

Segundo a veterinária Ana Lorenzetti, alguns dos sintomas de intoxicação nos bichos incluem vômito, letargia, dificuldade respiratória, incoordenação motora, queda de pressão e alguns casos evoluindo para a  morte, e essas reações ocorrem devido  ao sistema nervoso central, que é prejudicado. 

A intoxicação acontece com a exposição ao medicamento, por meio de lambidas no local com a substância ou ingestão de comprimidos, mas estudos mostram que mesmo o contato indireto com o produto, com na fronha utilizada no travesseiro ou até mesmo seco na pele.

Além do minoxidil, Ana também cita que cães e gatos podem se intoxicar facilmente com outros produtos considerados inofensivos para os seres humanos, como é o caso do chocolate ou da uva.