< Voltar

Microdermal se torna tendência entre os amantes de body piercing

Publicada dia 03/04/2017 às 15:51:02

Mariana Pires

microdermal-se-torna-tendencia-entre-os-amantes-de-body-piercing


Todo mundo conhece alguém que tenha piercings. Pode ser um primo, um amigo ou até seu filho. De uns anos para cá, o uso de joias nos mais variados lugares do corpo tem se tornado uma prática tão comum quanto usar um brinco.

Tanto que aposto que você deve estar imaginando piercings no nariz, umbigo ou até mesmo na língua enquanto lê. Mas, você já pensou na possibilidade de ter um piercing no seu dedo? Ou na sua bochecha? Pode soar impossível, caso você não conheça a prática do piercing microdermal, ou vulgarmente conhecido como piercing de um só ponto.

A diferença básica entre o piercing microdermal e o surface (aquele que vem em formato de argola ou ferradura), é a entrada e a saída. Enquanto o surface possui ambas, o microdermal possui apenas a entrada. Simplificando: o microdermal é metade interno, enquanto o comum é externo.

As diferenças continuam até na forma que cada joia é aplicada. À medida que o surface é colocado com a ajuda de um cateter, o microdermal é aplicado com uma agulha de biópsia. “Você precisa tirar um pedacinho de pele do local para encaixar a tarrachinha do piercing por dentro, para em seguida, rosquear a joia” explica Jaqueline Azevedo, body piercing e tatuadora do Heart Tattoo.

A profissional atua com piercings há aproximadamente dois anos, e apesar da primeira impressão sobre o microdermal ser relacionada a um procedimento doloroso, ela garante que não é. “O microdermal dói bem menos que o surface, até cicatrização é mais rápida”, compara. De acordo com ela, a cicatrização do microdermal varia em torno de três meses, enquanto a do surface pode durar até seis meses.

A respeito dos cuidados necessários após a aplicação, Jaqueline esclarece que não mudam do surface para o microdermal. “O cuidado é basicamente o mesmo em relação à alimentação e higienização. O que sempre pedimos é para as pessoas evitarem alimentos gordurosos, que podem contribuir para uma possível inflamação. Ou seja, carne de porco, ovos, chocolate e outros”, lembra. No entanto, se caso acontecer do piercing inflamar, Jaqueline recomenda o uso de pomadas específicas e antiflamatórios, e em último caso, a retirada da joia.

A média do preço de perfuração do surface é de 40 reais, enquanto do microdermal varia entre 100 e 150 reais, logo por ser um procedimento mais complicado, da joia ser mais cara e a agulha mais difícil de achar, além de ainda ser uma técnica pouco divulgada e conhecida pelo grande público.

No entanto, Jaqueline ressalta que o procedimento possui vantagens “Uma delas é que você pode colocar o microdermal em qualquer lugar mesmo. Tanto que as pessoas geralmente procuram para colocar no dedo, na nuca, na bochecha ou entre os seios”, finaliza.