< Voltar

Maquiagem se torna ferramenta para auxiliar na autoestima

Publicada dia 25/12/2022 às 13:41:35

Giovana Dal Posso

maquiagem-se-torna-ferramenta-para-auxiliar-na-autoestima


A autoestima é um valor que está sempre em construção dentro de cada pessoa – o dia a dia de cada um é sempre um aprendizado constante quando se trata de saber o seu valor. A época de final de ano é um período onde muitas pessoas se encontram mais fragilizadas, tanto por fatores externos quando internos, e muitas vezes a sua autoestima acaba ficando perdida no meio de tantas emoções.

Há mais de cinco mil anos, o ato de se maquiar está presente nas sociedades, e seu significado foi mudando através dos tempos. Atualmente, o ato passa por uma constante construção e desconstrução, e muitas vezes se perde, também, em suas próprias discussões.

Bianca Faveri, maquiadora há quatro anos, conta que ao longo de sua carreira me deparou com inúmeras situações de descontentamento na aparência vindo principalmente de mulheres, com seus olhos, bocas e outras partes do rosto. “A maquiagem que por muitos é considerada algo fútil e sem valor, vem se destacando quando o assunto é aumentar a autoestima trazendo mais confiança, afinal, imagina conseguir disfarçar traços que você não goste e chamar atenção pra uma parte do rosto que te agrada muito usando "apenas" maquiagem? Isso faz com que lindas mulheres se sintam bem, confortáveis e prontas para enfrentar o mundo, até porque não tem coisa melhor do que se sentir bem em sua própria pele”.

Pensando nisso, o Atual junto da maquiadora, separou 5 dicas que podem auxiliar a mulheres ou homens, se sentirem bem consigo mesmo através da maquiagem neste final de ano:

“Minha pele é oleosa, e agora?”

Bianca - Indico uma boa preparação de pele, utilizando tônico pra reduzir a oleosidade, hidratante em gel, blur onde tem poros dilatados, uma base de acabamento matte e um pó solto bem fino para selar a base e aumentar a durabilidade.

“Acho que meus olhos são muito pequenos”

Bianca - Uma dica interessante para quem tem olhos pequenos é usar uma sombra clara, cintilante ou não, no início dos olhos, lápis de olho bege na linha d'água e uma sombra da cor que desejar para esfumar a parte inferior dos olhos – e vá com calma pra não deixar esse esfumado muito grosso. Dessa forma trazemos a ilusão de "abrir o olhar" e deixa tudo bem harmônico.

“Minhas pálpebras são caídas e nada combina com meus olhos”

Bianca - Na hora de trabalhar o esfumado em pálpebras caídas, o medo de "subir" demais acaba tomando conta das mulheres com essa característica, porém como a pálpebra fixa sobrepõe a pálpebra móvel, o certo para deixar o esfumado evidente é perder esse medo e levar a sombra levemente para cima, dessa forma valorizamos e aproveitamos o espaço que este olho nos oferece, e tomem cuidado com cílios postiços maiores do que o tamanho do olho.

“Não me sinto contente com o formato do meu nariz”

Bianca - O contorno no nariz é algo que podemos usar a nosso favor para "modificar" o formato do mesmo, porém se não feito corretamente temos um efeito rebote. Vale procurar sua profissional de confiança e investir em um curso de automaquiagem, outra dica é trazer mais evidência para outras partes do rosto como olhos marcantes ou uma boca mais escura, tirando assim o foco do nariz.

“Tenho um rosto muito redondo, e gostaria de traços mais marcantes no rosto”

Bianca - O ideal para quem tem esse traço é sempre trabalhar com o contorno e o blush na diagonal do rosto (bem próximo ao zigomático), fazendo assim conseguimos um efeito "lifting" e mais alongado, evite usar o blush em formato arredondado nas maçãs do rosto, isso fará com que o mesmo fique mais redondo.