Mais que coluna: olhos, boca e ouvido influenciam postura

A postura corporal vai muito além da coluna ou dos pés. Segundo a fisioterapeuta osteopata Dyenifer Cardoso Pereira, diversos sistemas do corpo atuam juntos para manter a postura ela é resultado de um diálogo constante entre partes do corpo que recolhem e interpretam informações do ambiente e de nós mesmos. É como uma orquestra: se um instrumento desafina, o corpo compensa, e isso pode gerar dor”.
Entre as estruturas que modulam a postura estão os pés, os olhos, o ouvido interno (sistema vestibular) e a boca. O sistema vestibular, por exemplo, envia ao cérebro dados sobre movimento e posição. “Se ele está comprometido, podem surgir tonturas, vertigens, zumbidos e até dores corporais assimétricas. O corpo então tenta compensar, criandosobrecargas musculares”, afirma.
Os olhos também participam da regulação através da visão e do movimento dos olhos. Quando há conflito entre as informações visuais e as de outros sistemas, surgem compensações. “Isso pode levar a dores cervicais, fadiga visual e até escolioses”.
A boca, embora não seja um captor postural, também interfere no sistema postural. “Disfunções como bruxismo geram tensão nos músculos do pescoço e limitam movimentos da cabeça, influenciando diretamente a postura”, explica.
Sinais de que a dor tem origem postural incluem dores em ficar em pé, dores recorrentes e que ficam mudando de lugar, tonturas ou fadiga visual. “Na osteopatia, investigamos qual sistema está influenciando negativamente.
Cada tratamento é único e envolve técnicas manuais, orientação de exercícios oculares e bucais e, se necessário, fazemos o uso de palmilhas”.
Serviço
Dyenifer atende na Rua José Amorim Ribeiro, 160, Vila Fabiano. É possível entrar em contato através do Instagram, @dra.dyeniferosteopata, e do telefone (14) 99677-3112.