< Voltar

Kombi vira casa de santa-cruzenses que viajam pelo mundo

Publicada dia 19/08/2022 às 16:10:20

kombi-vira-casa-de-santa-cruzenses-que-viajam-pelo-mundo


No final de 2019, Gisuelma Rosseto, 40, e Evandro Ribeiro, 36, abandonaram a rotina estressante para realizar o sonho de percorrer as estradas viajando em sua Kombi. Desde então, eles percorreram quase 35 mil quilômetros, passando por países como o Brasil, Chile e Argentina. Tudo isso é registrado no Instagram @umquintalpordia, onde são publicados fotos e vídeos dos locais visitados.

A adaptação da casa de quatro rodas não foi fácil – cama, geladeira, fogão, além de reservatórios de água, energia solar, banheiro com vaso sanitário químico e ducha com aquecedor a gás foram instalados na Kombi. “Pensamos em tudo que seria o mínimo necessário para viver como em uma casa”, explica Gisuelma. Apesar do pouco conforto e a falta de espaço, segundo o casal, eles passaram por tantos paraísos que tudo vale a pena.

Os dois sempre gostaram de viajar, e segundo ela, isso aproximou os dois como amigos. “Quando começamos a namorar qualquer quer folga a gente ia pra algum lugar, mas era de moto - outra paixão incomum”, explica, “Depois de casarmos, como temos cachorros e eles sempre tinham que ficar, resolvemos montar a Kombi pra eles irem com a gente também”.

Por conta da pandemia, foi preciso dar uma pausa nos planos, que era percorrer a região sul das Américas. Gisuelma e Evandro que antes trabalhavam juntos, voltaram para novos empregos, ela como instrutora de gestão empresarial, e ele nas áreas de projetos de eletroeletrônica. No começo de 2022, pós-vacina e diminuição dos casos de Covid, eles voltaram ao sonho. Saíram novamente do trabalho e caíram na estrada.

Atualmente eles estão terminando o percurso pelo Nordeste. Após isso, o rumo é o Norte e depois de volta para o centro do país. “O Brasil é lindo demais e cada região tem peculiaridades inesquecíveis e os demais países em volta também. Só sentimos muito por uma vida ser pouco pra conhecer tudo.”, relata a instrutora.

Apesar disso, eles também têm muitos “perrengues” para contar. “No interior da Bahia erramos um caminho e atolamos num areial”, conta Evandro, “Nossa sorte foi duas crianças curiosas que ouvindo o barulho foram ver o que era, então chamaram os pais que pescavam numa lagoa próxima para no ajudar a desatolar. Seis homens, eu e Gi, empurrando a Kombi”.

Aos que também querem viajar o Brasil como eles, a dica do casal é se planejar tanto financeiramente quando psicologicamente – “É essencial o plano A, B e C porque assim como em casa, na estrada também tem dias bons e ruins, tem que ter consciência, reserva extra e muita paciência”.