< Voltar

Há dois anos, estudante se torna exemplo em práticas de sustentabilidade

Publicada dia 09/02/2023 às 16:58:38

ha-dois-anos-estudante-se-torna-exemplo-em-praticas-de-sustentabilidade

Giovana Dal Posso


Quanto mais a consciência ambiental do coletivo vem aumentando, cada vez mais e mais a sustentabilidade é discutida no dia a dia, mas você sabe o que esse termo significa? Em 1987, a Organização das Nações Unidas definiu que “sustentabilidade é suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”. Em 2015, a organização formulou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 metas demonstra como a sustentabilidade é algo sistêmico, que integra valores que vão além da ecologia.

A ideia, porém, não é algo restrito apenas a corporações ou entidades - aos 22 anos, a estudante de biologia, Lidiane de Almeida Costa, vem a dois anos implementando práticas sustentáveis em seu dia a dia. “Faço a prática da sustentabilidade há dois anos, onde minha família e eu começamos a separar nosso lixo doméstico, entre reciclados e orgânicos. Assim, aos poucos vim aplicando cada vez mais ideias na minha rotina, como utilizar cascas de alimentos para compostagem, redução de sacolas plásticas, separação de produtos para descarte adequado, por exemplo, levar cartelas e caixinhas de remédios em farmácias, trocar embalagens plásticas comuns por aquelas que são de papel e preferir alimentos orgânicos”, conta, “Ademais, sempre evito plásticos em estabelecimentos, levando minha própria garrafinha plástica ou pedindo sacolas de papel. Há dias que deixo de consumir carne, já que esta tem grande impacto devido à liberação de gases do efeito estufa. E por fim, trouxe comigo a ideia de consumir roupas em brechós, já que são de boas condições e às vezes até mesmo com etiqueta. Entre outros pequenos hábitos”. 

Ela conta que desde criança ouviu falar sobre reduzir o consumo d’água e reciclagem, mas percebeu que a prática é escassa e que salvar o planeta vai além disso: “Com a influência da família e faculdade, entendi que não podemos esperar iniciativas de nossos governantes e empresários da indústria, e que nossa casa , a terra, já pede por socorro”, explica. “Com essas ideias, comecei a enxergar que a mudança começa dentro de casa e a ter atitudes a respeito, e logo isso influencia as pessoas ao nosso redor, onde estas influenciarão outras”. Buscando inspirar outras pessoas, ela conta que o primeiro passo para adotar essas práticas é conhecer o que são as mudanças climáticas e quais já estão ocorrendo, para que a alteração na rotina tenha um propósito e olhar com mais cuidado para o planeta.

Em um segundo momento, ela diz que é preciso entender que a Terra está em seu limite e que esta carga não é somente dos jovens, mas sim de todas as idades. “Não importa quem somos, o que importa é a nossa vontade de mudar”, ressalta. Para Lidiane, as pessoas devem procurar quais transformações estão ao seu alcance para começar a ser mais sustentável, como a separação do nosso próprio lixo, cultivar plantas em sua casa, trocar e evitar os plásticos, reduzir o desperdício de água, entre diversas outras práticas. “Cuidar da natureza é também cuidar da nossa família e do futuro de bilhões de pessoas”, finaliza.