Frio na medida: uso da banheira de gelo no pós-treino
Matheus Braga
Antigamente várias pessoas se perguntavam por que os jogadores de futebol entravam em banheiras cheias de gelo após as partidas, mas atualmente esse método de recuperação pós-treino se popularizou no meio de atletas de várias modalidades e famosos. A crioterapia, popularmente conhecida como banheira de gelo, é uma prática que envolve a imersão em água gelada logo após o exercício, com o objetivo de acelerar a recuperação muscular e diminuir dores e inflamações. Mas será que essa técnica é realmente benéfica ou seu uso contínuo pode trazer prejuízos em longo prazo?
Uma revisão publicada no PLOS One revelou que a banheira de gelo, de fato, oferece diversos benefícios. Entre eles, destaca-se a redução da dor muscular tardia e a diminuição da inflamação. O frio extremo provoca uma contração dos vasos sanguíneos, o que leva à redução da temperatura dos músculos e, consequentemente, à menor inflamação e desconforto após treinos exaustivos.
Em entrevista para o Atual, o educador físico, Márcio Campanha reforçou os pontos positivos, mas fez alertas: “O uso contínuo das banheiras pode interferir negativamente na hipertrofia muscular. Pois a água gelada pode reduzir os ganhos de força e massa muscular, limitando a hipertrofia.”, completa o professor que ainda destaca: “A prática deve ser moderada e pontual, somente quando a atividade for de extrema intensidade. E não se deve fazer o uso contínuo, para não ter excesso de baixa temperatura muscular.”
Além dos benefícios, a crioterapia é recomendada para a recuperação de lesões agudas, como entorses, onde o frio pode controlar o inchaço e as dores, no entanto, ele adverte que a técnica deve ser evitada em casos de lesões em estágio mais avançado ou em locais muito sensíveis, onde o frio intenso pode causar queimaduras.
Há alternativas para a recuperação pós-treino que são eficazes, é o que destaca Márcio: “Alongamento reduz a rigidez e previne lesões. O descanso, feito de forma adequada após uma atividade intensa, é de suma importância para ter maior progresso muscular. Massagem alivia as dores musculares e melhora a circulação sanguínea”, completa o professor de educação física.
Assim, enquanto a banheira de gelo pode ser uma aliada na recuperação muscular, seu uso deve ser feito com cautela. A combinação de diferentes métodos de recuperação pode oferecer resultados mais equilibrados e sustentáveis, sem comprometer a saúde muscular em longo prazo.