< Voltar

Formato de conta digital não é unanimidade entre usuários da CPFL

Publicada dia 14/09/2021 às 13:42:52

formato-de-conta-digital-nao-e-unanimidade-entre-usuarios-da-cpfl


A conta de energia em formato digital é uma opção aos usuários da CPFL há alguns anos. Com o advento dos smartphones, aplicativos bancários e sistema PIX, receber a conta no e-mail e já poder pagar diretamente pelo celular sem sair de casa é uma facilidade. No entanto, muitas pessoas ainda não têm acesso às redes e a celulares inteligentes ou não se adaptam a este formato. Desde o início da pandemia a CPFL tem aumentado o número de pessoas que deixaram de receber a conta em papel. Para alguns é vantajoso, mas para outros é um transtorno.

A CPFL explicou que vem promovendo a migração dos clientes para receberem a fatura por meio digital. Esta ação foi planejada para reduzir a exposição dos clientes e colaboradores no contexto do vírus da covid-19. “A CPFL realizou um estudo para avaliar o potencial de cada cliente em relação à migração para fatura digital. A migração ocorreu com base nessa análise e todos os clientes estão sendo comunicados pela empresa previamente. Além disso, temos clientes que também optam pelo serviço espontaneamente. O estudo é realizado a cada seis meses”, explica em nota.

A sócia da Lotérica relatou que grande parte do movimento no local é para pagamento de água e luz. Ela revelou que mesmo os usuários que já recebem pelo formato digital costumam imprimir a conta e ir pagar, portanto não usufruem das facilidades de pagar a conta digital sem sair de casa. Ela acredita que muitos usuários não se adaptariam ao formato digital, por nem possuir e-mail ou conta bancária.

A CPFL explicou que não serão todos os clientes que receberão a conta no formato digital, aquele que não tem o perfil de pagamento e atendimento digital, continuarão recebendo a conta impressa. A empresa ressaltou ainda que é possível solicitar o retorno a conta em papel a qualquer momento pelo site www.cpfl.com.br/cancelar/ ou pelo WhatsApp (19) 99908-8888. “Notamos que apenas 10% dos clientes que foram migrados para a conta digital fizeram essa solicitação, mostrando a boa aceitação por parte dos clientes”, acredita.

Segundo informações da empresa, a CPFL Energia chegou, em julho de 2021, a mais de 4 milhões de clientes cadastrados para receber a conta por e-mail. Apenas nas cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz, esse número chegou a 155 mil. Cerca de 6 milhões de clientes seguem optando pela conta impressa.

A empresa afirmou na nota que a conta digital é mais sustentável, prática e eficiente. “Em 2020, a CPFL Energia (em toda a sua área de concessão), registrou um crescimento de 60% no uso das plataformas digitais (aplicativo, WhatsApp, agência virtual, acesso mobile e chatbot) para solicitação de atendimento, em comparação com 2019. No mesmo período, mais de um milhão de clientes migraram da conta em papel para a fatura digital”, diz.