FASC promove júri simulado nesta quarta-feira, 13
Romano Paschoarelli
No dia 13 de novembro, às 19h30, o curso de Direito da Faculdade de Santa Cruz (FASC) promoverá um Júri Simulado no campus. O evento é uma simulação completa de um julgamento, com estudantes no papel de advogados, promotores e jurados, sob a orientação dos professores da faculdade.
De acordo com Paula Zanoto, professora de Prática Penal da FASC, essa atividade é uma etapa essencial para a formação dos alunos. “O Júri Simulado é uma oportunidade para os nossos alunos vivenciarem, na prática, um julgamento inspirado em um caso real, mas em um ambiente seguro e controlado. Os alunos atuam como profissionais, mas sempre orientados pelos professores” comenta. A prática busca preparar os estudantes para atuarem em cenários reais.
O caso a ser julgado foi elaborado pelo professor Homell, advogado criminalista, que se inspirou em experiências reais para criar um cenário que ofereça desafios e aprendizado para os alunos. A simulação será composta pelos estudantes do oitavo termo, que atuarão em papéis chave, como juiz, promotor, advogados de defesa e de acusação, jurados e testemunhas. Alunos dos termos iniciais também contribuirão com o evento.
Além da simulação do julgamento, a organização do evento permite ao público observar de perto as interações jurídicas. Paula explica que a atividade exercita diversas habilidades essenciais, como oratória, controle emocional e elaboração de teses. “Eles estão estudando bastante para elaborar os argumentos que serão apresentados no julgamento. São excelentes alunos, e acredito que estão prontos para todos os desafios”, exalta.
O evento é aberto ao público. A professora destaca a importância da presença de um público externo, que proporciona um ambiente de pressão, permitindo que os alunos aprimorem suas habilidades e demonstrem a qualidade do ensino da FASC. “A presença de público externo é excelente para os alunos, que terão a oportunidade de treinar as habilidades aprendidas e mostrar para a sociedade a qualidade do ensino e do trabalho deles,” destaca Paula.