Exposição de imagens de filhos nas redes sociais gera conflito
Thaís Balielo

O advento das redes sociais não está mudando apenas o mundo, mas também as relações entre familiares. Uma adolescente austríaca de 18 anos está processando os pais por publicarem mais de 500 fotos de sua infância no Facebook. Segundo ela, as imagens são embaraçosas e violam a privacidade. “Tem que haver um acordo entre pai e filho neste sentido de exposição da imagem. Vai muito da compreensão dos pais em relação a isso. A rede social destrói a barreira que existe entre o público e o privado. Quando você está de posse de uma página, de um perfil, você tem controle sobre o que publicar e o que não. Fazer o uso de imagem de outras pessoas é invasivo e mais ainda quando esta pessoa diz ‘não quero’”, explica a psicóloga Lívia Maria Ortega.
Para Lívia, os pais têm que entender o contexto deste filho e os motivos que o fazem não querer ser exposto daquela forma. Os filhos não são extensões dos pais, eles têm vontades, ideias, opiniões que estão para além deles. Quanto mais cedo entenderem isso, melhor eles vão se dar com os filhos. Muitos conflitos vem disso. Eles precisam entender que os filhos não serão espelhos”, afirma.
A psicóloga garante que a chave para acabar com este conflito é a compreensão entre pais e filhos. “Este conflito nas redes sociais é a ponta do iceberg de muitos outros conflitos adjacentes. A fonte primaria é essa do processo de individualização para além dos pais e das escolhas dos pais. A psicanálise fala do eu narcísico. O Narciso não consegue tolerar aquilo que é diferente dele. Esse conflito é maior na adolescência porque é quando este emaranhado de opiniões está acontecendo. Tem muito choque, muito conflito geracional”, diz.
Além disso, Lívia explica que a imagem é um calcanhar de Aquiles para o adolescente. “Na puberdade tem que lidar com o luto do corpo infantil. Tentar entender toda essa mudança que gera. Tudo muda neste processo. A auto imagem fica muito prejudicada. A grande maioria das patologias nesta faixa etária giram em torno disso. O pai posta uma foto que acha linda e o jovem acha ridículo e que o pai o está ridicularizando. A auto imagem para ele está complicada. Ele não quer se expor, ele tem vergonha e os pais não compreendem isso”, alerta.