< Voltar

Enem a um mês: veja como estão os preparativos

Publicada dia 20/10/2022 às 12:24:25

enem-a-um-mes-veja-como-estao-os-preparativos


Faltam menos de quarenta dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro. A época de final de ano para muitos estudantes é sinônimo de nervosismo e ansiedade, visto que a partir de outubro começa a reta final para os tão temidos vestibulares, sendo a porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

Lívia Nicoletto, 17, é estudante do terceiro ano do ensino médio e faz parte das mais de três milhões de pessoas que irão realizar o vestibular do Enem em 2022. Ela vai realizar a prova pela segunda vez, já que no ano anterior havia feito como ‘treineiro’, modalidade que serve para os alunos que ainda não terminaram o ensino médio ou que querer fazer para treinar para a prova.

 Em entrevista ao Atual, ela conta que está se preparando e que acha essa fase importante – “Estudar várias horas por dia sem conseguir um bom desempenho não é o mais proveitoso, então decidi guiar meus estudos colocando metas, peguei provas passadas do vestibular que eu quero prestar, o da UNESP, e todos os dias faço de dez a cinco questões, marcando todas as minhas dúvidas. Assim que termino de responder a prova, leio-as e estudo em cima do que acho que tive mais dificuldade durante o processo, fazendo isso não deixamos o estudo maçante”, explica.

A estudante irá prestar o vestibular para psicologia, e diz que começou a gostar da área quando fez terapia: “Me auto avalio como uma pessoa comunicativa, crítica, que gosta de prestar atenção no comportamento das pessoas e sempre quis fazer algo que pudesse ajudá-las, sendo assim me encontrei nessa profissão”.

Contando os dias para as provas, ela diz que apesar da ansiedade, o sentimento também é de muita felicidade. “Tento me controlar, a grande expectativa que coloquei no meu futuro durante minha vida de fazer um curso superior está prestes a se concretizar, afinal serei uma das poucas pessoas dentre meus familiares que terá oportunidade de se formar”, conta.

Ricardo Rosa é coordenador do Ensino Médio da ETEC Orlando Quagliato, de Santa Cruz. Para ele, existem algumas dicas a serem seguidas na reta final, como pesquisar provas anteriores dos vestibulares e ver o nível de complexidade e o peso de cada disciplina, além de que na internet e no YouTube existem muitas pessoas que ajudam a estudar e muitos bons materiais para estudos.

Ele ressalta que as fontes devem ser sempre pesquisadas e confirmadas, para que o aluno não aprenda informações erradas, e que checar os editais das provas também é importante.  “Com relação aos estudos não existe mágica, nem receita: é preciso sentar e estudar”, conta.

No dia da prova, Ricardo explica que é importante ir tranquilo, pois o nervosismo é um grande inimigo nessas horas. “É importante chegar com antecedência, não portar nada eletrônico nos bolsos, e ter uma alimentação leve e saudável”.

O coordenador finaliza que o vestibulando precisa estar a par dos acontecimentos que houve no ano – outras dicas que ele dá são “O aluno estar confiante e ter autocontrole, para isso ele pode procurar relaxar a cabeça realizar uma atividade que gosta na véspera da prova”.