< Voltar

Em Santa Cruz, idosa comemora o Dia dos Avós com mais de 30 netos e 40 bisnetos

Publicada dia 26/07/2022 às 16:19:58

Giovana Dal Posso

em-santa-cruz-idosa-comemora-o-dia-dos-avos-com-mais-de-30-netos-e-40-bisnetos

Giovana Dal Posso


No dia 26 de julho é comemorado mundialmente o Dia dos Avós, data escolhida em homenagem à Santa Ana e São Joaquim, santos da Igreja Católica que são considerados os padroeiros dos avós. Em Santa Cruz do Rio Pardo, não faltam motivos para Ambrosia Teixeira Barbosa, 90 anos, comemorar a data, já que ela possui um total de 34 netos, mais de 40 bisnetos e 2 tataranetas.

Conhecida na cidade como “Mulher do Sorriso”, Ambrosia é nascida em Bocaiúva no Estado de Minas Gerais, e veio para Santa Cruz aos 20 anos, para tentar uma vida melhor na cidade. Ela não conheceu nenhuma de suas avós ou avôs, já que acabou mudando várias vezes de cidade quando pequena, após o falecimento de seu pai.

Dona Barbosa esbanja animação, que usa para colecionar muitos momentos junto com a sua família.  Uma de suas atividades preferidas pra fazer com os mais novos é contar suas memórias. A avó tem diversas fotografias de eventos e festas da família, que ocorriam no sítio próximo a Caporanga onde moravam, e gosta de relatar a história por trás delas.

Ambrosia mora atualmente com a família de sua filha. Gabriela Batista Pires, 22, é esposa de um dos netos, mas considera a senhora como sua avó do coração. “Ela é uma graça. A gente fica sempre o dia todo juntas, pois eu trabalho em casa, e o resto da família sai trabalhar, meu marido e minha sogra”, relata Gabriela.

Além de acompanhar a nora no dia a dia, ela gosta de conversar com suas vizinhas, receber visitas na casa e é fã do seriado mexicano “Chaves”, do qual tem até um boneco do personagem principal. Segundo a idosa, apesar das “notícias tristes”, ela não deixa de acompanhar os jornais na televisão e se mantem antenada em tudo.

Os filhos, netos e bisnetos se espalham pelos estados de São Paulo e Paraná, mas segundo ela, não é tão difícil quanto se parece juntar a família toda. No seu aniversário de 90 anos, todos se reuniram e vieram para celebrar as comemorações.