< Voltar

EJA é opção para jovens, adultos e idosos completarem seus estudos

Publicada dia 24/01/2023 às 12:24:24

eja-e-opcao-para-jovens-adultos-e-idosos-completarem-seus-estudos

Giovana Dal Posso


Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, mais da metade das pessoas com 25 anos ou mais não concluiu a educação básica. Em número, isso representa 69,5 milhões de adultos que não concluíram as etapas educacionais do ensino Infantil, Fundamental e Médio.

Mesmo assim, isso não pode ser ponto chave que impeça a pessoa de continuar com seus estudos depois de mais velha, já que a Educação dos Jovens e Adultos (EJA) é uma oportunidade para quem deseja concluir. O programa foi instituído pelo Governo Federal, através da Lei de Diretrizes Básicas e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), para promover a inclusão social e o acesso a educação e é divido em duas etapas: Ensino Fundamental, que é concluído em dois anos e destinada a jovens a partir dos 15 anos e Ensino Médio, concluído em dois anos a partir de 2023, onde é necessário ter mais de 18 anos.

O secretário de Educação de Santa Cruz do Rio Pardo, Rogério Plina, explica que hoje em Santa Cruz o EJA, para atendimento do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, é oferecido pela EMEF. “Prof. Sebastião Jacyntho da Silva”, a partir do 6º ano até o 9º ano a escola estadual Thomas Ortega Garcia e para o ensino médio a escola estadual Leônidas do Amaral Vieira. Segundo levantamento, em 2022 haviam cinco alunos matriculados no EJA para o ensino fundamental e 215 alunos cadastros para o ensino médio.

Muitas vezes, na educação não é necessário transmitir somente o conhecimento, mas também o sentimento de pertencimento e acolhimento para esses alunos. Quando questionados sobre quais medidas são tomadas por parte da equipe da educação para atingir esse objetivo, o secretário responde que “as aulas são noturnas para contemplar as pessoas que trabalham durante o dia, é oferecido transporte gratuito para os alunos que residem distante da escola, as estratégias utilizadas para o processo de ensino aprendizagem são direcionados para a Educação de Jovens e Adultos, com o intuito de se desenvolver uma aprendizagem significativa”.

Ele também cita que no ano de 2022 foi realizado um projeto de leitura para alunos regulares e também alunos do EJA, e ao final deste projeto cada aluno teve sua história publicada em um livro: “A cerimônia de entrega de cada obra foi realizada na câmara municipal, em dezembro do ano passado. Foi especialmente emocionante ver os alunos do EJA recebendo suas próprias obras”.

Aos interessados em retomar com os estudos, as matrículas do ensino fundamental podem ser realizadas diretamente na secretaria da escola EMEF. “Prof. Sebastião Jacyntho da Silva”, das 07h00 às 16h30, telefone (14) 3372-2772. Para as matrículas do ensino médio, elas devem ser realizadas na escola estadual Leônidas do Amaral Vieira, das 8h00 às 12h00 e 13h30 até 17h00, telefone (14) 3372-3904.