Dia do Hambúrguer: Chef dá dicas de como preparar o lanche
Giovana Dal Posso
No dia 28 de maio, se celebra o Dia do Hambúrguer. Originário dos Estados Unidos, o lanche chegou ao Brasil quando o americano Robert Falkeburg abriu a primeira loja Bob’s em 1952, em Copacabana. Rapidamente, ele conquistou o paladar dos brasileiros e virou queridinho dos cardápios dos bares, lanchonetes e restaurantes.
Sinônimo de fast-food, nos últimos anos os hambúrgueres artesanais começaram a tomar conta do mercado. Lanches mais trabalhados, com molhos e especiarias apareceram para mostrar que o lanche, apesar de sua simples composição, também pode ser uma boa culinária.
A chef Maíra Oliveira conta que, para ela, um dos motivos desse sucesso é a diversidade de opções. “Além de ser uma opção deliciosa e prática, certamente é porque a moda caiu no gosto da população e as variedades que tem no mercado não deixam a desejar para todos os públicos. A tendência no mercado é só melhorar”.
Para quem se aventura na cozinha, além de um delicioso prato, preparar seu próprio hambúrguer também pode ser uma ótima forma de passar o tempo com a família e com os amigos. Se você gosta de cozinhar, vale a pena chamar todos para a cozinha, e preparar uma noite do lanche com as dicas que a chef elencou como mais importantes na hora de colocar a mão na massa:
1. Opte por carne moída no dia: O ingrediente fundamental para uma receita de hambúrguer é a carne, por isso, a escolha do açougue e carne fresca são muito importantes. Evite as carnes compradas a vácuo.
2. A proporção ideal para preparar o hambúrguer é cerca de 20% de gordura moída junto com a carne: Se for pesar separadamente, opte por utilizar essa quantidade na sua mistura de carnes, ou seja, 1 quilo = 200 gramas de gordura + 800 gramas de carne.
3. Tempere a carne apenas quando o hambúrguer for para a frigideira, antes disso a carne vai perder a suculência: Quando o sal entra em contato com a carne antes que ela esteja selada, o hambúrguer fica mais seco, já que o sal desidrata o alimento.
4. Ponto tem para todos os gostos, mas o ideal é ser mal passado, assim obtém um hambúrguer suculento, com carne macia e fica uma delícia: Para um hambúrguer mal passado, deixe 4 minutos no total, virando de minuto em minuto.
“A escolha dos molhos, queijos, acompanhamentos e qualidade do pão faz total diferença no produto final, mas a escolha da carne fresca, proporção exata de gordura com a carne dá um sabor especial no lanche”, finaliza Maíra sobre o lanche perfeito.