< Voltar

Bicentenário da Independência é marcado por chuvas

Publicada dia 12/09/2022 às 10:47:22

bicentenario-da-independencia-e-marcado-por-chuvas


Nesta quarta-feira, 07, os desfiles cívicos marcaram a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil. Até setembro de 1822, o Brasil era colônia de Portugal, até que, segundo a história, Dom Pedro I ergueu sua espada durante o “Grito do Ipiranga” e pediu independência ou morte. 

Inicialmente, a data foi comemorada de diferentes formas, sobretudo, a partir da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889. Durante as décadas de 1920 e 1930, com influência da Primeira Guerra Mundial, houve uma preocupação sobre a formação de exércitos para defender o país, e as escolas acabaram por fazer parte desse processo. Segundo historiadores, é aí que nascem os desfiles cívicos com características mais militares, e durante a Era Vargas, na década de 1930, e no Estado Novo, em 1937, isso só se intensifica mais. 

A tradição se mantém viva até os dias de hoje. Em Santa Cruz do Rio Pardo, mesmo embaixo de chuva, também aconteceu o desfile na manhã da quarta-feira. Segundo informações da Prefeitura, foram inscritos aproximadamente 4.600 participantes de 55 grupos, instituições e escolas diferentes. Tiro de guerra, fanfarra, grupos de pedal, faculdades e igrejas estiveram presentes na comemoração.