Ano bissexto: as curiosidades de quem nasceu em 29 de fevereiro
Arquivo Pessoal

Diego Singolani
Hoje não é um sábado comum. Afinal, um mês de fevereiro com 29 dias só se repetirá daqui a quatro anos. Mais raro ainda será o dia 29 cair exatamente em um sábado: isto acontecerá novamente apenas em 2048, quando - oxalá - o assunto irá estampar mais uma vez as páginas do Atual. Essa situação peculiar ocorre porque 2020 é um ano bissexto, ou seja, possui 366 dias, um dia a mais do que os anos normais com 365. A princípio, para além dos cálculos curiosos, o tema parece não ter lá grande relevância. Mas, e aquelas pessoas que nasceram exatamente no dia 29 de fevereiro? O fato do seu aniversário se repetir apenas de quatro em quatro anos causa algum impacto em suas vidas? Nós ouvimos algumas delas.
O ano bissexto tem como objetivo manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra - volta completa ao redor do sol - e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. A definição de ano bissexto é comumente relacionada à ocorrência do dia 29 de fevereiro em um intervalo de quatro anos, o que é correto. Porém, a história por trás do ano bissexto não se resume a isso. A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 48 A.C, que se transformou, evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países.
A jovem santa-cruzense Ingrid Pereira Bento comemora hoje seus 20 anos de idade. Filha do meio, ela mora com a mãe e dois irmãos, e diz que crescer fazendo aniversário no dia 29 de fevereiro foi um tanto quanto estranho. “A piada era sempre: ‘nossa, você faz aniversário de quatro em quatro anos’”, afirma. Ingrid conta que na sua casa, quando o ano não é bissexto, e o 29 de fevereiro desaparece do calendário, o 1º de março é escolhido para as festividades. “Nunca me incomodou. Não tinha zoeira na escola”, revela. A jovem disse que também nunca teve problemas com documentos ou algo parecido.
Já a vendedora Viviane Cordeiro Mendes Salles está feliz da vida por poder comemorar seus 32 anos exatamente hoje. “É bom poder festejar no dia em que realmente nasci.”, afirma. Casada e mãe da menina Alice, Viviane conta que desde que começou a frequentar a escola, piadas nunca faltaram. “Até hoje o pessoal brinca”, diz.
Sobre o aspecto jurídico, as pessoas nascidas nesta data devem ter o dia exato na certidão de nascimento, feita a partir da Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida por profissional de saúde responsável pelo acompanhamento da gestação, do parto ou do recém-nascido, inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES ou no respectivo Conselho profissional. Conforme a Lei nº 12.662/2012, a DNV deverá conter nome e prenome do indivíduo; sexo, dia, mês, ano, hora e município de nascimento. Se a data for alterada pode se configurar crime de falsidade ideológica. Em relação à astrologia, todos os nascidos em 29 de fevereiro são de Peixes, signo relacionado à sabedoria e evolução espiritual - para quem acredita.