< Voltar

Alunos de escola municipal lançam livro

Publicada dia 01/09/2022 às 13:26:31

alunos-de-escola-municipal-lancam-livro


Na última terça-feira, 23, alunos da escola municipal EMEF "Sebastião Jacyntho da Silva" se tornaram oficialmente pequenos autores. A turma do 2º ano E, do ensino fundamental, comandados pela professora Camila Izumi, comemorou o feito com uma noite de autógrafos junto dos pais, funcionários da escola e autoridades.

A produção do livro foi realizada através da “Estante Mágica”, um projeto gratuito oferecido para escolas que foi criado em 2009. Segundo sua própria descrição, o projeto literário tem “a função de situações de aprendizagens que fomentam a curiosidade e a descoberta do novo, a formulação de explicações sobre diferentes situações e a busca de conhecimentos, transformando o leitor iniciante em um descobridor de conhecimentos escondidos''.

Para a professora, seu propósito é de que “a educação seja um processo transformador para a criança, tornando-a protagonista de sua própria história, e estimular o gosto pela leitura”. De acordo com ela, o livro estava em andamento desde antes da pandemia de Covid-19 acontecer. “Começei o projeto da "Estante Mágica" em 2019 e me encantei pela proposta. Por conta da pandemia, o projeto ficou guardado. Esse ano, com as aulas presenciais, foi possível desenvolvê-lo”, conta.

O livro das crianças é uma reescrita da obra "Confusão na montanha", de Donaldo Buchweitz, que contava de forma criativa sobre uma série de acontecimentos que levaram a muitos alimentos descerem rolando uma montanha abaixo e acabarem na panela de uma simpática senhora. Também foi usado como material a apostila que está sendo utilizada na rede municipal de ensino, para desenvolver atividades com os alunos.

“A partir da leitura, interpretação e exploração de todos os aspectos e detalhes da obra, realizamos várias atividades para que as crianças se familiarizassem com a história e a obra literária.”, explica a professora, “A partir daí, realizamos uma reescrita da obra, onde cada aluno teve autonomia para escrever e criar suas ilustrações para a produção do livro, que seria o produto final do projeto. Então, digitalizei tudo através do aplicativo oferecido pela Estante Mágica e com a ajuda das famílias, finalizamos o livrinho”.

No dia do evento, os autores mirins foram homenageados pelo corpo escolar. Além disso, receberam uma cópia do tão aguardado livro com seu nome e seus desenhos, todos impressos e encadernados no formato de um real livro infantil. Na cerimônia de autógrafos estavam presentes o prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, Diego Singolani, o secretário de Educação, Rogério Plina, além da presença de duas autoras santa-cruzenses, Dulce e Norico.

“As crianças se envolveram bastante durante todo o processo e já estavam animadíssimas ao saber que produziriam sua própria obra literária.”, conta Camila. “Eles amaram cada etapa, e foi incrível perceber a participação das famílias, que também colaboraram, fazendo a revisão do livro e escrevendo a biografia da estrela literária”.