< Voltar

Alunos da ETEC realizam arrecadação de alimentos

Publicada dia 16/03/2023 às 15:35:11

alunos-da-etec-realizam-arrecadacao-de-alimentos

Giovana Dal Posso


Nos próximos dias, os alunos da ETEC Orlando Quagliato estarão realizando a arrecadação de alimentos para o tradicional trote solidário, em prol de entidades e famílias carentes de nossa de Santa Cruz do Rio Pardo e região. Segundo Francielen Ferreira, professora responsável pelo projeto, a ação promovida pela escola irá mobilizar dezenas de alunos, além de toda a comunidade.

O projeto, que acontece há mais de 10 anos, envolve alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio da escola, e tem objetivo “estimular o envolvimento de jovens alunos em ações cidadãs, como forma de despertá-los para o protagonismo social, além da socialização entre os alunos ingressantes e veteranos”. As atividades, que geralmente aconteceriam na primeira semana do ano letivo, foram mudadas para 23 e 24 de março, integrando o calendário de eventos do aniversário da escola.

Nesses dias, através de uma atividade de integração chamada de "Leilão de Bichos", alimentos arrecadados serão utilizados como moeda de troca para a realização do “arremate” dos calouros pelos veteranos.

Em 2022, a ação arrecadou três toneladas de alimentos, beneficiando nove instituições: Rede do Câncer, Frei Chico, Santa Casa, Asilo, Fraternidade Servos de Maria, APAE, Pastoral da Sobriedade, AAPIC (Igreja Santo Antônio) e Campanha de Alimentos para Minas (Santa Cruz abraça Minas).

A professora explica que até o dia 22, os alunos estarão visitando as casas de diversos bairros, supermercados e comércio local, solicitando os alimentos. Cada sala é responsável pela sua arrecadação, através de uma competição, onde a que mais arrecadar alimentos, será considerada a campeã.

Os alimentos a serem arrecadados serão arroz, feijão, açúcar, macarrão, óleo, fubá, farinha de trigo, leite em pó e de caixinha e bolacha de maisena e água e sal.