Alunos da ETEC desenvolvem programa para eleição de Grêmio da escola Sinharinha

Por mais um ano, as escolas ETEC Orlando Quagliato e Sinharinha Camarinha uniram forças para organizar as eleições do Grêmio Estudantil do Sinharinha. Os alunos do curso técnico de Informática para Internet (MTEC), sob a supervisão do professor Ricardo Selani, desenvolveram um software para a criação da urna eletrônica, tornando o processo de votação de centenas de alunos mais prático e acessível.
“Os alunos da ETEC participaram ativamente, tanto no desenvolvimento do sistema quanto no suporte à votação. A orientação sobre o processo eleitoral é essencial para fortalecer a cidadania, incentivando os jovens a fazer escolhas conscientes e participativas”, destacou o professor Ricardo. “O Grêmio Estudantil desempenha um papel fundamental nesse contexto, dando voz aos estudantes, promovendo o debate e estimulando a responsabilidade social desde a escola.”
Nesta edição, três chapas concorreram à eleição, mas os alunos também tiveram a opção de votar nulo ou em branco, seguindo o formato de uma eleição tradicional. Além de programar o software, a ETEC disponibilizou notebooks para a votação e organizou uma equipe para auxiliar na logística do evento.
No Grêmio Estudantil, os alunos elegem uma chapa composta por representantes que assumem a responsabilidade de dialogar com os colegas e levar suas demandas à direção e equipe pedagógica da escola, fortalecendo a participação e o engajamento dos estudantes na vida escolar.