< Voltar

201 anos de Independência: desfile cívico transmitiu as cores e caras da cidade

Publicada dia 11/09/2023 às 17:01:50

201-anos-de-independencia-desfile-civico-transmitiu-as-cores-e-caras-da-cidade

Giovana Dal Posso


Na última quinta-feira, dia 7, centenas de santa-cruzenses se reuniram ao longo da Avenida Tiradentes para acompanhar o desfile cívico em homenagem aos  201 anos da independência do Brasil. Participaram escolas e creches da cidade; secretarias e projetos municipais; clubes; atletas; grupos de veículos; faculdades; projetos e diversos outros setores da cidade, além da presença de autoridades sob o palco no final do trajeto.

Aos arredores da parada, diversos amigos e familiares de quem desfilava aguardavam ansiosamente para reconhecer os entes queridos. Em massa, profissionais de escolas, repartições públicas e organizações também desfilaram no evento. 

Nathália Ferreira, trabalha como fisioterapeuta na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e é uma das munícipes que participou do desfile. “É o segundo ano que eu participo, desfilei ano passado também pela APAE e a chuva atrapalhou um pouquinho. Tivemos que ir um pouco mais rápido e algumas escolas desfilaram até embaixo de chuva, mas foi legal também”, relembra. “Esse ano, como não teve chuva, conseguimos desfilar melhor, teve uma melhoria nas roupas das crianças e a gente conseguiu levar um pouco mais do que é a APAE, quais os serviços oferecidos”.

Para ela, um dos pontos importantes do desfile é mostrar tudo o que a cidade tem e oferece à população. “Não é só mostrar para as crianças sobre o que é a data e qual sua relevância, claro, tem isso também, mas todos participam e mostram tudo o que é oferecido. É um momento onde a população está de cara com todo mundo”, comenta. “É de grande importância a visibilidade dos serviços não só da APAE, mas de todos, para a população conhecer quem é do setor da educação, da cultura, do esporte - conhecer sua própria cidade. Isso no desfile fica bem visível”.

“Sobre a APAE, eu sou suspeita de falar, pois sou apaixonada pelos serviços oferecidos ali, acho que a população ficou bem emocionada por ser os alunos da APAE tocando na fanfarra, desfilando, mostrando a cara da associação. A gente como profissional fica bem orgulhoso também dos alunos e dos pacientes”, complementa.

“O desfile do sete de setembro acaba gerando uma cultura para quem vai assistir -, além da tradição de sempre ter o desfile que todos que participaram esperam por este dia, se preparando um tempo antes e levando o melhor para a avenida neste dia” finaliza.