< Voltar

“É a profissão mais nobre que existe”

Publicada dia 27/09/2024 às 15:06:10

-e-a-profissao-mais-nobre-que-existe-


Santa Cruz do Rio Pardo tem em Paulo Fernandes Sanches, o famoso Paulinho da Farmácia, um legítimo exemplo da profissão farmacêutica. Prestes a completar 86 anos, Paulinho iniciou sua trajetória aos 9, quando seu pai o colocou para trabalhar na Farmácia Santa Terezinha, como ajudante. Porém, foi na Farmácia Santa Cruz, onde trabalhou por 25 anos, que ele descobriu de fato sua paixão pela área.

Um dos episódios mais marcantes de sua vida aconteceu quando um incêndio atingiu a Farmácia Santa Cruz. Com apenas 13 anos, ao lado de uma professora, Paulinho correu para dentro do prédio em chamas para ajudar a retirar um grande botijão de gás do local, evitando um desastre ainda maior. Foi também na Farmácia Santa Cruz que Paulinho encontrou o amor, quando conheceu sua esposa, Célia Mello da Silva Fernandes.

Em 1968, ele inaugurou seu próprio negócio, a Farmácia Santa Maria, que continua sendo uma referência aos cidadãos santa-cruzenses. “Não consigo imaginar minha rotina sem estar aqui, cuidando da farmácia. É o que me mantém aqui: o amor pela minha profissão”, declara.

Além de seu trabalho na farmácia, Paulinho também exerceu um mandato como vereador entre 1983 e 1988. Ao relembrar toda a sua carreira, em meio a tantas emoções e com lágrimas nos olhos, ele oferece um conselho a estudantes e novos farmacêuticos: “Sigam em frente. Continuem e apenas continuem, pois esta é a profissão mais nobre que existe. Salvar uma vida ou ajudar a aliviar uma dor é um bem impossível de descrever”.

Quando perguntado sobre algum arrependimento que teve ao longo de sua vida, Paulinho da Farmácia é seguro ao dizer: “Independentemente dos erros e acertos, tenho muito orgulho de tudo: das amizades que fiz, da minha família e da minha trajetória. Posso dizer que estou contente”.